Forcult

Reitoria da UFG participa da abertura de evento nacional de gestão cultural

Actualizado en 28/09/21 16:22 .

Edward Madureira defendeu uma rede de cultura que desempenhe um papel integrador no país

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução/Youtube UFG

Forcult

O V Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult) começou, na tarde desta terça-feira (28/9), com transmissão pelo canal da UFG no Youtube. Essa quinta edição do evento tem a coordenação da Universidade Federal de Goiás com a colaboração da Rede de Cultura IPES-GO e estende-se até quinta-feira (30/9). O reitor da UFG, Edward Madureira, participou da abertura e defendeu uma rede de cultura que desempenhe um papel integrador no país.

Madureira destacou que em muitos espaços a preservação de toda a memória cultural e histórica acontece justamente pela ação das universidades. O reitor criticou a falta de recursos para cuidar deste patrimônio e citou como exemplo o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que destruiu acervos importantes para contar a nossa história.

Para o futuro, Edward disse que espera uma rede de cultura envolvendo todas as universidades e promovendo circuitos pelo país com espetáculos, com trocas de conhecimentos, tanto virtuais como presenciais, fazendo com que o povo brasileiro conheça aquilo que o Brasil tem de melhor a oferecer.

“A gente sonha ter as nossas 69 universidades federais, os nossos institutos federais, as universidades estaduais, desenvolvendo um grande projeto de país e um projeto de país não pode ser feito sem a arte e a cultura”, argumentou o reitor.

Marcus David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora e presidente da Andifes, disse que hoje temos a compreensão do quanto a área cultural é um dos eixos fundamentais das universidades brasileiras, em especial das universidades públicas federais. 

“As universidades têm sob sua responsabilidade acervos culturais e históricos muito valiosos, importantes na formação social e cultural das regiões nas quais elas estão instaladas, por isso, uma das suas funções principais é transmitir arte e cultura de qualidade e de forma acessível à toda população”, justificou David.

O evento de abertura também contou com a presença da coordenadora e curadora do V Forcult, Flavia Cruvinel, e da pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Sousa.

 

Veja aqui a programação do V Forcult

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias Proec Forcult