
UFG entrega máscaras que contribuem com a acessibilidade
Material com visor transparente será distribuído para intérpretes de Libras e docentes em atividade presencial
Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Wesley Menezes
Nesta segunda-feira (27/9), a Reitoria recebeu representantes do Núcleo de Acessibilidade da UFG (Sinace) para a entrega de máscaras com visor transparente que contribuirão com o aumento da acessibilidade nas atividades acadêmicas, ao serem utilizadas como equipamento de proteção individual no combate à pandemia de covid-19. O visor auxilia estudantes com deficiência auditiva e aqueles que se comunicam por Libras devido à possibilidade de fazerem a leitura labial, já que o material é transparente.
A demanda partiu das professoras Andrea Carvalho (Letras) e Regiani Gagno (Veterinária e Zootecnia). A diretora do Sinace, Ana Claudia Sá, explicou que a máscara será analisada em laboratórios da UFG para verificar a possibilidade de fabricação na instituição e para comprovar se o produto atende aos critérios de segurança do ambiente hospitalar, para uso por estudantes com deficiência da área de saúde.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, analisou: “A nossa preocupação é promover a acessibilidade, cuidar para que as pessoas tenham o melhor atendimento e acompanhamento dentro da UFG. A gente sabe que tem alguns limites, mas estamos trabalhando para superá-los. Essa máscara vai ser um diferencial para muitas pessoas”.
O reitor Edward Madureira afirmou: “Os desafios da Universidade são grandes e, na pandemia, ainda maiores, porque acontecem necessidades que não tínhamos antes. Isso é muito agravado pela forma como a universidade pública tem sido tratada, mas não faz a gente se acomodar e se omitir diante das necessidades”.
As máscaras serão distribuídas para intérpretes de Libras e para docentes, de acordo com as disciplinas que terão atividades presenciais. Também participaram do evento a pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi, a vice-diretora da Faculdade de Letras, Claudney Maria de Oliveira e a coordenadora do curso de Libras e Tradução, Silvia Calixto.
Fonte: Reitoria Digital UFG