pedra goiana

UFG dá continuidade às tratativas para recolocar Pedra Goiana no local de origem

Actualizado en 27/09/21 11:26 .

Projeto conceitual foi apresentado para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Lapig/Pro-Vant - UFG

O projeto conceitual para recolocação da Pedra Goiana em seu local de origem foi apresentado para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás, Andréa Vulcanis, em reunião na última sexta-feira (24/9), que também teve a presença do reitor da UFG, Edward Madureira, do subsecretário de Prioridades Governamentais e Captação de Recursos Leonardo Saad, do secretário-chefe da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, apresentou o projeto conceitual da iniciativa, com uma proposta de execução da empreitada, mas que ainda envolveria diversos projetos paralelos, associados a ações como adaptação da estrada até o canteiro de obras, estruturação desse canteiro, transporte dos materiais que seriam utilizados, montagem e execução, entre outras fases. O professor do Iesa Manuel Eduardo Ferreira mostrou fotos da Pedra e das imediações, para os presentes terem conhecimento sobre como funcionaria a operação.

pedragoiana24.09
Autoridades da UFG e do Estado de Goiás em reunião para viabilizar a iniciativa conjunta

 

Sandramara afirmou que a Pedra Goiana é uma referência para a história e para a cultura goiana, e tem um importante significado para a Serra Dourada e região. “O resgate desse patrimônio, que é tão representativo para a cultura goiana e para a história da região, passa por uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente”, afirmou a vice-reitora. Ela destacou ainda o papel que a reserva tem para pesquisadores e estudantes da UFG e de outras instituições, além dos moradores da região. O monumento natural está localizado na Reserva Biológica Professor José ngelo Rizzo, área da UFG integrante do Parque Estadual da Serra Dourada.

Durante a reunião, a secretária Andréa Vulcanis demonstrou a disposição da Pasta em contribuir com o projeto, considerando o significado dessa ação para a região e para o resgate cultural local.

Fuente: Reitoria Digital UFG

Categorías: Notícias