
UFG participa do lançamento da Comenda JK na Câmara de Goiânia
Proposta é homenagear anualmente quatro pessoas com contribuições relevantes para a sociedade
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Vitória Santos/Câmara de Goiânia
A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Goiânia, desta quinta-feira (16/9), foi marcada pela apresentação do projeto de lei que cria a Comenda Juscelino Kubitschek. A proposta de autoria dos vereadores Anselmo Pereira, Aava Santiago e Mauro Rubem visa homenagear anualmente quatro pessoas com contribuições relevantes para o desenvolvimento da sociedade. A UFG foi convidada para participar do ato devido a ligação histórica com JK, pois ele foi o responsável pelo decreto que criou a Universidade quando era presidente da República, em 1960.
O vice-diretor da Faculdade de História da UFG, Breno Mendes, fez um resgate histórico sobre o ex-presidente e a importância dele para o país e para a região. O professor discorreu por assuntos como o lema “Crescer 50 anos em 5”, o Plano de Metas e a articulação política de JK em busca de alianças para promover o crescimento do Brasil.
“Juscelino mostrou a importância do papel indutor do Estado no crescimento econômico e bem estar social da população e a UFG nasceu impulsionada por esse discurso motivador para o crescimento”, destacou Mendes.
O reitor da UFG, Edward Madureira, acrescentou que no mesmo período da criação da UFG, Juscelino Kubitschek assinou os decretos que deram origem à Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de Santa Catarina. Nas palavras do reitor, com isso, ele ajudou a criar o maior patrimônio do povo brasileiro que são as universidades federais.
“Precisamos fazer reverência àquele que permitiu a existência da mais importante instituição de ensino superior, de pesquisa e de extensão do Centro-Oeste, uma das mais importantes do Brasil, que é a UFG. Estamos hoje, sem dúvida alguma, no novo eixo de desenvolvimento do país e isso só foi possível justamente pela ousadia de JK no passado”, ressaltou o reitor.
O projeto de lei que cria a Comenda foi protocolado nesta quinta-feira e agora segue para os trâmites regulares da Casa Legislativa.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias Câmara Municipal de Goiânia