Centro tecnológico da UFG inaugura microscópio custeado por Petrobras e ANP
Equipamento do CRTI é único na América Latina e foi adquirido através do projeto Infracarb
Texto: Fabrício Soveral
Imagens: Reprodução e montagem/Teams
O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (1/9), um novo equipamento que será fundamental para um maior desenvolvimento do trabalho do Centro. Trata-se do Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta-Resolução - MEV-FEG-FIB-TOF SIMS-CL, que permite aumentar o alcance e eficácia das atividades de caracterização de amostras geológicas. O evento on-line contou com a participação de dirigentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Petrobras.
O microscópio foi adquirido através do projeto Infracarb (Infraestrutura Complementar para Caracterização Textural, Química e Mineralógica de Rochas Carbonáticas), financiado pela Petrobras e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio do incentivo regulatório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou que o CRTI tornou- se uma referência nacional em diversas áreas e isso é fruto do trabalho da equipe que envolve professores, técnicos, bolsistas e demais pesquisadores.
“Esse novo equipamento vai proporcionar avanços científicos ainda mais importantes para o Brasil e para a Petrobras, por isso quero chamar a atenção para o papel que as universidades públicas têm desempenhado em nosso país, estamos ajudando no desenvolvimento, promovendo as pessoas e, claro, formando gente qualificada”, destacou Edward.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), Jesiel Carvalho, fez uma apresentação falando sobre o trabalho do CRTI e explicando as propriedades e usos do Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta-Resolução. Ele disse que o equipamento está instalado e atualmente é realizado um treinamento com o corpo técnico para colocá-lo em operação. “Com essas características que ele possui, esse equipamento é único da América Latina”, ressaltou.
O gerente de Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia da Petrobras, José Biruel Junior, disse que frente aos investimentos realizados em todo o Brasil, os valores ainda são modestos na região, mas que percebe uma evolução e ganho de confiança para novas ações devido à qualidade técnica do trabalho.
“O nosso relacionamento com vocês é um pouco recente, começamos entre 2015 e 2016, mas pelo que vejo já estão surgindo muitos frutos. Para instalarmos um equipamento MEV, quer dizer que realmente foi identificado aí um grupo de grande valor”, elogiou Biruel.
O evento de lançamento ainda contou com as participações de Yaro Parizek, pesquisador em Caracterização, Modelagem Geológica e Tecnologias de Rocha; Bruno Eustáquio Moreira Lima, geólogo e consultor sênior da Petrobras; e José Fernando Rosalba, gerente de P&D em Geologia Estrutural e Geomecânica da Petrobras.
O CRTI/UFG fica no Câmpus Samambaia, em Goiânia, e tem a coordenação da professora Cecília Maria Alves de Oliveira.
SAIBA MAIS:
Veja o vídeo sobre o Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta-Resolução do CRTI
Conheça as atividades do CRTI: www.crti.ufg.br
Fuente: Reitoria Digital UFG