sala de aula

Grupo de Trabalho relata evolução no planejamento do retorno presencial na UFG

Actualizado en 31/08/21 18:36 .

Propostas estão sendo elaboradas para serem apresentadas ao Conselho Universitário no momento adequado

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Henrique Moreira

sala de aula

As discussões e o planejamento sobre o retorno presencial na UFG tiveram um novo capítulo, na tarde desta terça-feira (31/8). O Grupo de Trabalho (GT), responsável pela construção da proposta que será apresentada ao Conselho Universitário (Consuni), realizou a reunião que é promovida a cada duas semanas. O encontro foi mediado pela vice-reitora Sandramara Matias.

Como é dinâmica do trabalho, os quatro grupos de trabalho menores que formam o GT fizeram um relato sobre os avanços nas respectivas áreas que realizam os estudos: Ensino, Diagnóstico e Comunicação, Saúde e Infraestrutura.

Um dos destaques foi o relato do professor Israel Trindade, pró-reitor adjunto de Graduação da UFG, sobre o trabalho na área Ensino. Ele comentou que os integrantes do grupo começaram a elaborar um documento contendo as diretrizes para a transição do Ensino Remoto Emergencial (atualmente em vigor) ao presencial. Em outra frente, estão elaborando propostas de ajustes para resoluções que se encontram em vigor. “O objetivo é respaldar a realização do ensino durante esse período de transição”, justificou.

Israel fez questão de ressaltar que antes das propostas serem levadas ao Consuni, serão discutidas com o GT Ensino, o GT geral do retorno presencial e com as unidades acadêmicas da UFG e o Cepae.

Sandramara Matias enalteceu mais uma vez a importância da construção coletiva para que as melhores deliberações sejam realizadas: “Tenho certeza que daqui sairão as melhores decisões, os melhores encaminhamentos dentro das possibilidades que nós temos, resguardando aqueles três princípios: saúde da comunidade universitária, isonomia para os nossos estudantes e qualidade das atividades desenvolvidas”.

A vice-reitora lembrou que ainda não há data de previsão para o retorno presencial, mas que o trabalho do GT precisa avançar para consolidar as propostas e apresentá-las ao Consuni no momento em que as condições sanitárias permitirem.

Grupo de Trabalho avança nas discussões para o retorno presencial na UFG

Semestre letivo 2021/1 continua por meio do ensino remoto

Fuente: Reitoria Digital UFG