
UFG e TCMGO firmam parceria para projeto de inteligência artificial
Ação vai contribuir na análise de documentos, agilizando as auditorias do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás
Texto: Ana Paula Vieira
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) e a UFG iniciaram convênio para realização do projeto “Inteligência Artificial para Análise de Documentos no Contexto do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás”. A iniciativa foi apresentada aos conselheiros em reunião online realizada nesta quarta-feira (25/8), com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira, e do coordenador do projeto, Celso Camilo.
O servidor da área de Informática do TCMGO Marcelo de Oliveira explicou que a parceria consiste no desenvolvimento de utilização de inteligência artificial para fazer análise de documentos e considerou a iniciativa "um grande avanço" que pode contribuir para agilizar as auditorias.
O professor Celso Camilo também falou sobre o trabalho a ser desenvolvido que, segundo ele, vai aumentar o poder de fiscalização do TCMGO. “É um projeto longo, que tem vários desafios, sempre com a ideia de reduzir o esforço braçal e manual e a tentativa de trazer mais conhecimento para apoiar a tomada de decisão de vocês”, disse Camilo.
Edward Madureira destacou as diversas parcerias que a UFG tem realizado, com órgãos como o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Ministério da Educação, Governo do Estado e Prefeitura de Goiânia. “A UFG atingiu um nível de excelência em muitas áreas do conhecimento, o que nos credencia a parcerias como essa. A universidade está aqui literalmente para servir e colocar sua expertise a serviço dos goianos, dos brasileiros e, por que não dizer, da própria humanidade”, destacou o reitor.
O presidente do TCMGO, Joaquim Castro Neto, agradeceu a confiança: “Para nós é uma satisfação enorme tê-los como parceiros”. Diversos conselheiros presentes também elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da ação para a entidade e para a sociedade. O prazo do projeto é de dois anos.
Fonte: Reitoria Digital