
UFG e TCE discutem parceria para avaliação do sistema de saúde de Goiás
Iniciativa proposta é focada na regulação do sistema de saúde pública do estado
Texto: Ana Paula Vieira
Reitoria e professores da UFG participaram de reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Edson Ferrari, na manhã desta segunda-feira (23/8). O gestor do Tribunal e membros da sua equipe apresentaram à Universidade uma proposta de convênio para avaliação da regulação médica do sistema de saúde pública do estado.
Edson Ferrari explicou que o objetivo é a avaliação de políticas públicas para análise do que está sendo feito para a população: “Estamos procurando a academia no sentido de estabelecer um processo de diagnóstico e de pesquisa”. Segundo ele, ao final deste trabalho, a ideia é apresentar à sociedade o conhecimento e elaborar documentos que possam ser encaminhados às autoridades da área.
A secretária de Controle Externo do TCE, Ana Paula Rocha, fez uma apresentação sobre a iniciativa, explicando os objetivos e impacto esperado com a ação, que seria focada na regulação. De acordo com ela, o usuário ainda tem um conhecimento frágil a respeito da regulação e a proposta é unir o trabalho do órgão de controle com a pesquisa para contribuir com a melhoria concreta do sistema.
O reitor Edward Madureira agradeceu a oportunidade: “A Universidade tem expertise, capacidade de proposição, execução e avaliação de políticas públicas. Isso só é possível quando a relação de confiança e diálogo existe entre as instituições”. A vice-reitora Sandramara Matias afirmou: “Acredito que a gente pode dar uma grande contribuição e um dos papéis da universidade é esse, colaborar com a sociedade nos seus diferentes âmbitos”.
Professores de unidades acadêmicas presentes na reunião, como IPTSP e o Iesa fizeram várias contribuições técnicas sobre o assunto e sobre como a parceria poderia ser configurada em um projeto. O próximo passo é a formação de um grupo de trabalho com representantes das duas instituições, para discutirem a operacionalização do acordo.
Source: Reitoria Digital UFG