Pró-Reitoria de Pós-Graduação lança programa virtual de língua inglesa
Programa faz parte do processo de internacionalização da UFG
Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Reprodução/Youtube UFG
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG fez o lançamento do Programa VELF (Virtual English Language Fellow), em uma live nesta quarta-feira (18/8). O Programa oferece uma professora visitante de Língua Inglesa por quatro meses, a qual irá atuar na graduação e pós-graduação da UFG de agosto a novembro de 2021. A proposta foi submetida pela professora Maria Cristina Ferreira, da Faculdade de Letras, a uma chamada do Regional English Language Office (RELO) da Embaixada Americana, sendo contemplada. O VELF é apoiado pela Embaixada Americana no Brasil e Comissão Fulbright.
Laerte Guimarães Ferreira, pró-reitor da PRPG, afirmou que o VELF é mais uma ação da UFG em busca da internacionalização. Na ocasião, ele ainda fez o lançamento do Catálogo Internacional da Pós-Graduação da UFG, que tem o objetivo de atrair estudantes estrangeiros para a Universidade.
“Por que buscar a internacionalização? Porque a ciência, ela precisa de diversidade, a ciência que é diversa é mais rica, as colaborações internacionais nos fazem mais ricos. A internacionalização na Universidade Federal de Goiás é algo que tem avançado de uma forma rápida e isso está ligado diretamente ao comprometimento da gestão superior da UFG com esse processo”, explicou Laerte.
O reitor da UFG, Edward Madureira, fez um agradecimento aos parceiros da Embaixada Americana e da Comissão Fulbright por mais esta ação e defendeu a aceleração da internacionalização na UFG. “Ninguém faz nenhum grande avanço na ciência sozinho, por isso, a integração dos diferentes programas, das diferentes pesquisas é fundamental e a língua é uma barreira que ainda existe e precisa ser superada”.
Todd Miyahira, adido cultural da Embaixada Americana no Brasil, disse que a Embaixada tem total interesse em parcerias com as universidades brasileiras e que tem certeza que o VELF é apenas um dos programas que serão desenvolvidos com a UFG.
A professora do Programa VELF na UFG, Darlene Wiggins Dockery, também participou da live e disse que está empolgada com a possibilidade de ensinar para diferentes classes acadêmicas, agradeceu pela oportunidade e afirmou que será um ótimo semestre. Dockery, que é PhD em Educational Policy Planning and Leadership, vai atuar em duas frentes principais: no curso de Conversação Nível Intermediário para a graduação e na programação do UFG Doutoral (programa da PRPG) lecionando no curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication e no preparatório para o Test of English as a Foreign Language (Toefl), voltados a discentes de pós-graduação.
Também participaram da live a secretária adjunta de Relações Internacionais da UFG, Alexandra Nogueira da Silva; as diretoras do RELO, Maria Snarski e Helmara de Moraes; além dos representantes da Comissão Fulbright, Patricia Grijó e Luiz Loureiro (este último por gravação de vídeo).
Veja AQUI a live completa do lançamento do Programa VELF na UFG.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias PRPG SRI Reitoria embaixada americana