Engenharia de materiais

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Materiais é apresentado na UFG

Atualizada em 08/02/23 13:33.

Expectativa é que curso possa ser oferecido a partir de 2022

Texto: Fabrício Soveral
Imagens: Reprodução/Google Meet

Engenharia de materiais

O Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Materiais na UFG, realizou uma apresentação sobre a proposta e os cenários possíveis, nesta quarta-feira (18/8). A reunião on-line contou com a presença da vice-reitora Sandramara Matias, da pró-reitora de Graduação Jaqueline Civardi e professores de diversas unidades acadêmicas envolvidas no projeto, além da direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Câmpus Aparecida de Goiânia, onde o curso será sediado.

A apresentação do PPC foi realizada pelo professor da FCT Jonas Bertholdi, ele falou sobre aspectos como a formação do corpo docente e adequações necessárias para que a UFG ofereça a infraestrutura para a realização do curso, em especial, em relação aos laboratórios. Bertholdi mostrou as possibilidades de cenários para o Projeto e afirmou ao final que, a partir dos estudos realizados pelo GT, a implantação é viável.

Jaqueline Civardi justificou a implantação do curso como uma forma de suprir uma necessidade nacional por esse tipo de profissional, mas particularmente regional porque existem muitos polos industriais no estado de Goiás. “Esse PPC foi muito discutido, muito debatido, e temos certeza que com a estruturação proposta, o egresso em Engenharia de Materiais na UFG vai ter uma formação sólida e todos os elementos necessários para atuar no mercado profissional”, destacou a pró-reitora.

A vice-reitora lembrou que a trajetória para a criação deste curso não é recente e trata-se de um projeto que a Reitoria da UFG está empenhada em ser realizado, apesar do contexto geral não ser favorável no que envolve os recursos das universidades. “Com os profissionais que nós temos na FCT e com todos os envolvidos de outras unidades acadêmicas, pra mim esse é um curso que já nasce com avaliação 5 [maior nota do MEC ], com certeza será um marco na UFG”, disse Sandramara.

Agora, um dos próximos passos é o PPC ser enviado para aprovação do Conselho Diretor da FCT. A expectativa é que ele possa ser oferecido ainda em 2022.

Engenharia de materiais

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: FCT Prograd Notícias