GT retorno

Grupo de Trabalho avança nas discussões para o retorno presencial na UFG

Updated at 08/17/21 18:25 .

O uso de atividades multimodais no retorno presencial foi uma das propostas apresentadas

Imagem: Reprodução/Google Meet

GT retorno

O Grupo de Trabalho (GT) que discute e planeja o retorno presencial das aulas na UFG realizou uma nova reunião, na tarde desta terça-feira (17/8). O GT está dividido em grupos menores que abordam quatro áreas: Ensino, Diagnóstico e Comunicação, Saúde e Infraestrutura. Na ocasião, integrantes de cada área apresentaram os avanços nos estudos realizados nas últimas semanas.

Um dos destaques foi a indicação de atividades multimodais no retorno presencial, desta forma, evitando que todos os alunos voltem ao mesmo tempo às salas de aula. O pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Maia, fez uma apresentação direto do “Centro de Aulas A” para mostrar como o sistema funciona. Basicamente, serão duas câmeras (de smartphones) mostrando o professor na lousa e a sala de aula, além de um computador conectado ao Google Meet para a exibição de material de estudo e interação com os estudantes que estiverem de forma remota.

“A ideia de usar os smartphones veio porque são materiais que nós já temos e porque eles possuem câmeras de alta resolução, além de uma boa captação de aúdio”, argumentou Robson.

Outros assuntos como protocolos sanitários, limpeza e adequação das instalações da UFG e situações que envolvem o ensino também foram discutidos.

O reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou que o trabalho do GT está sendo muito importante para que as decisões no futuro possam ser tomadas de forma correta e equilibrada. “O retorno presencial vai acontecer, assim que a gente conseguir fazer de forma segura, preservando a saúde das pessoas e a isonomia no tratamento. Mesmo assim, não vai ser imediato, teremos uma fase de transição”, esclareceu o reitor.

No final da reunião, a vice-reitora Sandramara Matias falou sobre o desafio de construir um modelo para o retorno presencial e também agradeceu aos participantes do GT. “Nenhum de nós tem respostas prontas para esse desafio, mas nós vamos buscar alternativas, agradeço muitíssimo a todos por participarem desse processo de construção coletiva”.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias GT Retorno Presencial