reitoria-nipees

Consuni aprova Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Ensino e Extensão

Actualizado en 03/08/21 09:27 .

Núcleos têm por objetivo a investigação interdisciplinar de temas de interesse científico, tecnológico, didático-pedagógico, artístico e cultural

Texto: Ana Paula Vieira

Imagem: Vídeo Institucional Secom UFG

O Conselho Universitário (Consuni) da UFG aprovou, na última sexta-feira (30/7), resolução que institui os Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Ensino e Extensão (Nipees), uma modalidade específica dos Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão, previstos no Artigo 10o do Estatuto da UFG que tem como objetivo a investigação interdisciplinar de temas de interesse científico, tecnológico, didático-pedagógico, artístico e cultural. A normativa também cria um Comitê Gestor dos Nipees.

Segundo o documento, os Nipees serão criados por deliberação do Consuni, a partir de proposta apresentada ao Comitê Gestor, com um número mínimo de dez servidores efetivos da UFG, provenientes de pelo menos três diferentes unidades de lotação, e podem contar também com participantes externos até o limite de 30% dos componentes do Núcleo. A proposta de criação de um Núcleo deverá conter objetivos, justificativa, plano de atividades, recursos humanos envolvidos e recursos materiais disponíveis.

Os servidores deverão ter autorização e liberação de suas unidades de lotação para integrarem e desenvolverem atividades junto aos Nipees. As atividades dos docentes junto nesses Núcleos poderão ocupar apenas uma parcela de sua carga-horária total contratada, não podendo comprometer suas atividades de ensino nas unidades de origem. No caso dos técnicos-administrativos, poderá haver liberação em tempo integral. Para participarem de um Nipee, tanto o docente quanto o técnico-administrativo devem apresentar um projeto, que terá vigência máxima de cinco anos.

O Nipee poderá ofertar cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, obedecendo às normas institucionais específicas e aquelas estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e não pode ofertar cursos de graduação.

O Comitê Gestor dos Nipees será composto pelos titulares das Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e Inovação e de Extensão e Cultura. A PRPI atuará como secretaria executiva do Comitê. Suas atribuições serão receber e analisar as propostas de criação dos Nipees, apoiar as atividades e zelar pelo cumprimento das finalidades e recomendar ao Consuni o encerramento das atividades de um Núcleo.

O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou o grande impacto trazido pela normativa. “A nova resolução cria uma possibilidade de interdisciplinaridade sem precedentes na Universidade. A interdisciplinaridade, que avançou muito na universidade de 2006 para cá, agora tem possibilidade de dar um grande salto”, analisou Madureira.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, explica que a resolução atende a uma necessidade institucional antiga na Universidade, de criação de um espaço institucional para a interdisciplinaridade. “Os núcleos são, hoje, uma nova modalidade de organização institucional que visa estimular e facilitar as atividades de pesquisadores, professores, técnicos, estudantes, estagiários de pós-doutoramento”, afirmou Jesiel. Segundo ele, a novidade certamente contribuirá para o surgimento de novas iniciativas, o que é muito importante para a universidade, para o estado de Goiás e para o País. “Boa parte dos grandes desafios científicos da atualidade demandam atividade investigativa interdisciplinar”, enfatizou Jesiel.

A resolução, na íntegra, será publicada no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOC): soc.ufg.br.

 

Fuente: Reitoria Digital

Categorías: Notícias Noticias