orquestra-site

UFG participa de assinatura de acordo para difusão da música orquestral brasileira

Actualizado en 03/08/21 08:52 .

Por meio do acordo, serão gravados 10 DVDs com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) que serão divulgados internacionalmente

Texto: Ana Paula Vieira

A UFG participou, na manhã desta segunda-feira (2/8), de solenidade online para assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e o Ministério de Relações Exteriores, para a difusão internacional da música orquestral brasileira. Por meio do acordo, serão gravados 10 DVDs com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) que serão divulgados internacionalmente.

O secretário da Sedi, Marcio Pereira, ressaltou que a iniciativa é “um grande ganho para a música brasileira e para a orquestra goiana”. Ele destacou que a OFG é uma das três orquestras do Brasil que compõem a iniciativa, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Para ele, a parceria vai gerar produtos que possam mostrar a qualidade dos músicos e do que está sendo feito em Goiás, criando novos caminhos para divulgação da Orquestra.

O reitor Edward Madureira enfatizou a importância de parcerias entre agentes públicos para o desenvolvimento da sociedade. Por meio de novos convênios a serem assinados em breve entre a UFG, Fundações de Apoio à Universidade e o Governo do Estado, a Universidade assumirá a gestão de seis escolas ligadas à Sedi, entre elas o Basileu França, (ao qual a Orquestra Filarmônica está sendo vinculada), e outros 17 Colégios Tecnológicos (Cotecs) ligados à Secretaria da Retomada. “A relação do Estado com a Universidade mudou completamente de patamar e isso só é possível quando as pessoas incorporam isso e acreditam, em uma relação de troca, autônoma. Assim a gente vai construindo e fazendo a diferença”, disse o reitor.

O evento também contou com a presença da diretora do Departamento Educacional e Cultural, Ministra Paula Alves de Souza. Ela explicou que havia a necessidade de um diálogo mais profundo com o Brasil e com o que o país está produzindo. “A parceria com Goiás nos permitiu fazer disso um exemplo para várias ações em diversas áreas da cultura. É exemplar o que Goiás faz no campo da música”, disse Paula.

Também participaram do evento o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, servidores do Itamaraty, autoridades do governo do Estado, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel, o professor Moises Ferreira da Cunha e músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás.

 

Fuente: Reitoria Digital

Categorías: Notícias Noticias