FCTrecepção

FCT UFG recepciona ingressantes com evento online

Updated at 07/23/21 12:17 .

Pró-reitor adjunto de Graduação, Israel Elias Trindade, representou a Reitoria e explicou que aulas continuam predominantemente em modo remoto

Texto: Ana Paula Vieira

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG, localizada no Câmpus Aparecida de Goiânia, recebeu os ingressantes dos seus três cursos de graduação - Geologia, Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes -, com evento online realizado na manhã desta sexta-feira (23/7), pelo Youtube. O pró-reitor de Graduação adjunto da UFG, Israel Elias Trindade, representou a Reitoria e participou da recepção juntamente com o diretor da FCT, Júlio César Valandro Soares, e com a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante da Faculdade, Elizabeth Silva de Aguiar.

O diretor da Unidade deu as boas-vindas aos estudantes, explicou sobre a estrutura da FCT e informou que a mudança para a sede própria do câmpus está prevista para o final deste ano. “Além das boas-vindas, é importante registrar que vocês estão ingressando em uma das maiores e melhores universidades do país. A UFG é um grande patrimônio de Goiás e do país, sintam-se orgulhosos dessa conquista. Vocês vão ter a oportunidade de obter uma grande formação acadêmica e isso vai fazer grande diferença na vida de vocês”, disse Soares.

Elizabeth trouxe informações sobre assistência estudantil e ressaltou a existência dos programas de bolsas e diversas ações oferecidas pela UFG em apoio aos alunos, como Casa do Estudante Universitário (CEU), Serviços Odontológico e de Nutrição, Serviço Social, incentivo à participação em eventos, Projeto Acolhe, Projeto Canguru, entre outros.

Israel Elias Trindade também deu as boas-vindas aos novos estudantes da FCT: “Aproveitem este momento para se tornar pessoas melhores do que já são, para construir uma formação acadêmica mas também com compromisso e responsabilidade social”. Ele lembrou que a UFG oferece muitas oportunidades, como projetos de iniciação científica, de extensão, estágios e, posteriormente, programas de pós-graduação. “Todos esses cursos são públicos, gratuitos e altamente conceituados”, enfatizou Trindade.

Ensino Remoto
O pró-reitor adjunto de Graduação também aproveitou o momento para explicar que a UFG continua com as aulas prioritariamente na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e com algumas Atividades Práticas Emergenciais (Apes). O gestor explicou que o momento inspira cuidados redobrados pela chegada da variante delta do coronavírus e pelo fato de os estudantes ainda não terem sido completamente imunizados por formarem um público de realidades muito diversas, que inclui indígenas, quilombolas, moradores do campo, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, pessoas que necessitam de transporte público e por isso estão em condições mais vulneráveis.

Israel analisou: “O que está em jogo nesse momento são vidas e não há dúvidas de que o maior patrimônio desta universidade são as pessoas. Não estamos dispostos a arriscar o que temos de maior valor, por isso a decisão de só retomar todas as disciplinas presencialmente quando o grupo de trabalho criado para esse fim se posicionar positivamente e quando o Conselho Universitário autorizar a retomada das nossas atividades”. Segundo ele, a expectativa é de que a retomada seja gradativa e escalonada, sendo ampliada à medida que o cenário epidemiológico permitir e houver segurança científica para tal.

Clique aqui para assistir o evento.

Source: Reitoria Digital

Categories: Notícias Noticias