posseFACEok

Andréa Lucena e Daiana Pimenta assumem Direção da FACE

Atualizada em 22/07/21 13:15.

Pela primeira vez, termo de posse foi assinado por três mulheres: as empossadas e a reitora em exercício da UFG, Sandramara Matias

Texto: Ana Paula Vieira

As professoras Andréa Freire de Lucena e Daiana Paula Pimenta assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da UFG em cerimônia de posse realizada na manhã desta quinta-feira (22/7). A solenidade foi realizada ao ar livre, na entrada da FACE, com público restrito e transmissão ao vivo pelo canal UFG Oficial no Youtube.

O termo de posse, lido pela diretora do Departamento de Administração de Pessoas da UFG, Wilma Maria Gonçalves dos Santos, pela primeira vez, foi assinado por três mulheres: as empossadas e a reitora em exercício da UFG, Sandramara Matias. Segundo ela, é um fato histórico e extremamente simbólico: “Mulheres assumindo postos e cargos de gestão nessa universidade, o que é extremamente importante e traz um olhar e uma percepção feminina para esse espaço e para espaços que são muitas vezes marcados por gestores homens. Saberemos enfrentar os desafios”.

Além de ressaltar a composição feminina da nova Diretoria, a reitora em exercício também falou sobre o contexto atual da UFG, de cortes orçamentários e restrições que, segundo ela, colocam a Universidade em uma situação extremamente difícil e desafiadora, além da pandemia de covid-19. “Nesse contexto, a UFG, ao invés de se recolher às suas atividades internas, se apresentou com uma força extremamente significativa em diversos espaços para enfrentar a pandemia. A UFG se redimensionou, se reinventou, se apresentou cumprindo seu papel e sua função social em meio a tantos desafios”, salientou Sandramara. Ela desejou sucesso a nova gestão e agradeceu ao professor Moisés Ferreira da Cunha. “Sabemos que temos grandes desafios e tenho certeza de que muitas conquistas virão para a FACE e para a UFG”, analisou Sandramara.

A nova diretora da FACE, Andréa Lucena, ressaltou sua trajetória escolar realizada prioritariamente na rede pública e afirmou que, juntamente com a professora Daiana, estão fazendo um diagnóstico das questões emergenciais para a Faculdade nesse momento. “Recebo essa nova atribuição, ser diretora da FACE, com entusiasmo. Vamos construir um projeto coletivo que garanta um ambiente saudável, acolhedor e respeitoso às diferenças e que leve cada vez mais ao reconhecimento local, regional, nacional e internacional”, pontuou a professora.

Daiana Pimenta também falou sobre suas expectativas no novo cargo: “Me coloco nesse momento diante de diferentes desafios, um contexto de muitas restrições, no entanto estou confiante para, junto com a professora Andréa, trabalhar para que a FACE continue prosperando. Tenho a esperança de que junto com a comunidade FACE e com a comunidade UFG, nós conseguiremos construir um futuro cada vez melhor para toda a comunidade”.

O professor Moisés Ferreira da Cunha, que deixa a Direção da FACE, destacou o crescimento e consolidação da Unidade nos últimos anos, afirmando que ele se deu devido ao engajamento de discentes, docentes e técnicos-administrativos. Cunha agradeceu a equipe e a família e destacou que o gestor não atua sozinho: “Um forte aprendizado é esse: sem uma equipe engajada, que queira fazer nossa Faculdade crescer e evoluir, isso não acontece”.