Prograd

Reitoria participa da abertura da Semana de Planejamento Pedagógico da UFG

Atualizada em 19/07/21 16:12.

Semestre 2021/1 começa no próximo dia 26 de julho

Foto: Reprodução/Youtube UFG

Prograd

A reitora em exercício da UFG, Sandramara Matias, participou da abertura da V Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade, nesta segunda-feira (19/7). Além de marcar o planejamento do Semestre 2021/1, que inicia em 26 de julho, a ocasião serviu para apresentar à comunidade acadêmica o projeto de pesquisa “Avaliação do processo de ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias na pandemia e pós-pandemia”. O evento on-line contou com diversos painelistas e foi mediado pela diretora de ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Moema Gomes Moraes.

A pró-reitora da Prograd, Jaqueline Civardi, falou que o processo avaliativo do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFG sempre foi uma preocupação, por isso, foi realizada uma pesquisa para avaliar as atividades desenvolvidas. Os resultados foram apresentados em reuniões com diretores de unidades acadêmicas e integrantes do Grupo de Trabalho que discute e planeja o retorno presencial das aulas. Em breve, essas informações serão disponibilizadas em um e-book.

“É uma pesquisa que tem um caráter eminentemente didático-pedagógico, numa perspectiva humanística e crítica”, afirmou Jaqueline, ressaltando que o objetivo é melhorar o processo de ensino dentro da UFG.

Sandramara Matias comentou que, pelo contexto da pandemia no país, a UFG optou por continuar com o ensino remoto neste próximo semestre. Por esse motivo, também, o trabalho da Prograd oferece elementos para analisar e aprimorar o ensino remoto.

A reitora em exercício lembrou que a pandemia impôs muitos obstáculos para a Universidade e o ensino da graduação e pós-graduação foi um dos grandes desafios que estão sendo superados.

“Três princípios básicos têm pautado as nossas ações: a preocupação com a segurança em saúde da nossa comunidade, o tratamento isonômico dos nossos estudantes e a qualidade das atividades desenvolvidas”, destacou Sandramara.

Veja o vídeo completo do evento no Youtube da UFG.

Categorias: Notícias Prograd