seminário Andifes-site

Andifes discute atividades acadêmicas no pós-pandemia

Updated at 07/16/21 08:37 .

Seminário da Associação teve palestras sobre os fundamentos da universidade federal e sobre o futuro das atividades de ensino, pesquisa e extensão

Texto: Ana Paula Vieira

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou, nesta quinta-feira (15/7), o Seminário Atividades Acadêmicas no Pós-pandemia, mediado pelo reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira.

Na primeira palestra, os fundamentos da universidade federal: autonomia, financiamento público, gratuidade, inclusão e excelência, foram discutidos pelos ex-presidente da Andifes Ana Lúcia Gazzola (UFMG), José Ivonildo do Rêgo (UFRN) e Jesualdo Pereira (UFC). Nas falas, foi recorrente a defesa da importância das universidades federais, a necessidade do financiamento público e a regulamentação do artigo 207 da Constituição Federal, que garante a autonomia universitária. Os palestrantes destacaram a importância de uma lei orgânica para as Universidades Federais, assunto sobre o qual a Andifes já tem uma proposta de lei atualizada, segundo o presidente da Associação.

Os futuros possíveis nas atividades de ensino, pesquisa e extensão foram abordados pela reitora da UFRJ, Denise Pires, e pelos professores Marcelo Knobel e Abílio Baeta. Eles enfatizaram a tendência da adoção de um modelo híbrido de ensino no pós-pandemia. Marcelo e Denise também reforçaram a importância da flexibilidade em diversos procedimentos nas universidades e o professor Abílio defendeu a necessidade de regulação do ensino híbrido.

O reitor da UFG reafirmou a necessidade de reflexão sobre os tópicos nas instituições. “A tecnologia nos mostrou novas oportunidades, mas sabemos que as modificações no mundo a partir da pandemia são extremamente profundas, então nada melhor que a gente conversar e chamar quem reflete sobre esses temas”, disse Madureira.

Ao final, o diretor de Desenvolvimento da Rede de Ifes do MEC, Eduardo Salgado, falou sobre a proposta do Reuni Digital: Projeto de Expansão da EaD nas IES Públicas. O Seminário está disponível no canal da Andifes no Youtube. Clique aqui para assistir.

Source: Reitoria Digital UFG

Categories: Notícias Noticias