Festival UFRJ-site

Reitor fala sobre a importância das universidades para o futuro do país em evento da UFRJ

Atualizada em 12/07/21 12:26.

Festival do Conhecimento começou nesta segunda-feira (12/7) e segue até a próxima sexta-feira (16/7)

Texto: Ana Paula Vieira

"Futuros possíveis” é o tema do Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que começou nesta segunda-feira (12/7), abordando o futuro das universidades públicas em sua cerimônia de abertura. O reitor da UFG, Edward Madureira, participou do evento, que segue até a próxima sexta-feira (16/7), com transmissão pelo Youtube.

Em relação ao futuro das universidades, Edward primeiramente fez uma constatação, de que é inquestionável o protagonismo das universidades. Ele enfatiza que as instituições são reconhecidas e respeitadas como agentes decisivos na solução de problemas da sociedade como um todo. “Em que pese toda a tristeza, toda a dor que a pandemia nos trouxe, nós nos colocamos em uma posição de muita credibilidade apesar de todos os ataques que sofremos. Isso não colou na nossa imagem, o que ficou é justamente uma universidade solidária, presente, portadora de futuro e soluções”, analisou o reitor. “A partir dessa constatação, vejo que nosso papel, sem dúvida nenhuma, é vencer a guerra da comunicação. A gente tem se posicionado bem, mas não podemos deixar isso arrefecer”, afirmou Madureira.

Como perspectiva para o futuro, o reitor da UFG destacou o potencial das universidades e argumentou que elas devem ousar em uma experiência de integração cada vez maior. Ele citou o Programa de Mobilidade Virtual em Rede Andifes (Promover Andifes) para exemplificar a importância das instituições atuarem em rede: “Talvez a gente não tenha a dimensão completa da força que é essa rede de 69 universidades federais, 38 institutos federais, 2 Cefets, o Colégio Pedro II. É uma rede que sem dúvida nenhuma tem a obrigação de conceber um projeto de país. Futuro possível é o futuro dessa capilaridade, competência, idealismo e complementaridade que o sistema tem e que pode, sim, fazer a grande mudança apesar de tudo que jogam contra a gente”.

Edward destacou que, somente a rede de universidades federais, em cerca de 1,5 milhão de estudantes (incluindo a pós-graduação stricto sensu) e aproximadamente 100 mil professores. O reitor finalizou: “A educação tem que deixar de ser apenas discurso para políticos e ser realmente o agente de transformação. E nós temos a competência, o idealismo e todos os elementos necessários para construir um projeto de nação para o país. Acho que um futuro possível passa justamente por aí”.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, salientou: “Não há futuros possíveis sem universidades públicas, sem o local de geração do conhecimento para além da simples transferência de conhecimento”. Diversos reitores, vice-reitores e pró-reitores da UFRJ e de universidades públicas de todo o país e gestores de diferentes instituições também participaram da abertura do evento. Confira a programação do Festival no site: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/.