UFG apresenta convênio de desenvolvimento tecnológico para secretário de Educação de Goiânia
Projeto prevê a implantação e o aperfeiçoamento de plataformas de ensino remoto, ensino a distância e sistemas de gestão educacional da SME
Texto: Fabrício Soveral
Foto: Pablo Lisboa
Representantes da UFG estiveram reunidos com o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, nesta terça-feira (6/7). O objetivo foi realizar uma atualização sobre o projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico implementado pelo convênio entre a Universidade, a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).
O projeto iniciou em dezembro do ano passado e tem vigência prevista de dois anos, portanto, até dezembro de 2022. Ele prevê a implantação e o aperfeiçoamento de plataformas de ensino remoto, ensino a distância e sistemas de gestão educacional da SME. Entre os objetivos está conduzir processos para estudo e avaliação técnica, a fim de implementar soluções tecnológicas para apoio à gestão pedagógica, operacional e de pessoas da Secretaria.
Wellington Bessa elogiou a parceria e disse que acredita em bons resultados para a educação pública. “É um sonho para qualquer gestor ter sistemas de informação efetivos para auxiliar o trabalho da gestão e da educação”, destacou o secretário.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, também mostrou-se otimista com o projeto e falou sobre outras possibilidades de cooperação. Entre esses planos futuros, Sandramara pediu para que a SME construa dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI): um dentro do Câmpus Samambaia e outro próximo do Câmpus Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária.
“As perspectivas do projeto de desenvolvimento tecnológico são muito boas e o que a Secretaria Municipal de Educação precisar de outras parcerias, a UFG está à disposição”, frisou a vice-reitora.
Também participaram da reunião a analista de projetos da Funape, Ana Claudia Cavalli; o secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Galdino; o diretor do Centro de Recursos Computacionais da UFG, Igor Rodrigues Vieira; e assessores da SME.
Fonte: Reitoria Digital UFG