Sempre UFG apresenta mascote em reunião com a Reitoria
Iniciativa para aproximar a Universidade dos egressos agora conta com personagem que vai estreitar o relacionamento com o público
Texto: Ana Paula Vieira
A Sempre UFG, plataforma da Universidade para aproximar a instituição dos egressos, apresentou sua mascote em reunião online com a Reitoria na manhã desta quarta-feira (30/6). O trabalho conjunto foi desenvolvido pela equipe da Sempre UFG, Thalita Sasse Fróes e Letícia Cristina Alcantara, pelos professores da Faculdade de Artes Visuais (FAV) Adriana Aparecida Mendonça e Flávio Gomes de Oliveira e pela servidora da Secom Juliana Queiroz.
Antes de apresentar o conceito da mascote, a professora Thalita ressaltou que o grande diferencial do trabalho foi a união de potencialidades e talentos da Universidade para o desenvolvimento da iniciativa: “Esse é o resultado de um processo de co-criação, trabalho conjunto que começa com uma mascote e transforma-se em um personagem, pela sua complexidade”. Segundo ela, a ideia de criar uma mascote para a Sempre UFG traz a possibilidade de uma voz paralela à voz institucional, que pode assumir uma posição mais lúdica, trazendo uma aproximação muito importante com o público.
A mascote representa uma universidade orgânica, em pleno crescimento, reconhecida e defendida pela sociedade, e a figura escolhida para trazer esse conceito foi a cigarra. “A escolha não foi aleatória, foi pelo potencial de resiliência e resistência. A cigarra é símbolo de imortalidade e tem, no canto, a expressão da sorte e da prosperidade”, explicou Thalita. De acordo com a professora, na área da Biologia, a cigarra remete à transformação e novos desafios, pois ela passa por um período de hibernação, depois pela ruptura de uma carapaça.
Criação
Responsável pelos desenhos, a professora Adriana Aparecida contou sobre o processo de criação: “Ela foi desenvolvida inicialmente com desenhos em papel vegetal, durante as conversas fui acrescentando características da personalidade, fui desenvolvendo a parte artística em desenhos com nanquim, depois fiz no papel próprio para a aquarela (papel de algodão), na aquarela, e finalizei com um trabalho mais artístico e poético”.
Além do desenho, a mascote já foi pensada para diversas aplicações, entre marcas, ações de comunicação e animações. O professor Flavio participou do processo contribuindo com a professora Adriana para que o resultado final também pudesse ser transformado em animação. “Pensamos em um personagem que fosse flexível, que pudesse ser trabalhado de diversas formas”, afirmou o professor. Ele também destacou que essa flexibilidade se estende ao público, pois a mascote pode ser trabalhada com professores, estudantes, crianças, entre outros.
Juliana Queiroz falou sobre projetos de jogos em andamento da UFG dos quais ela participa e apresentou ideias de desenvolvimento da mascote em ações como jogos educativos de diversas áreas. Letícia Cristina lembrou que a mascote ainda não tem nome e que ele será escolhido com a participação da comunidade universitária.
Sempre UFG
Edward Madureira e Sandramara Matias parabenizaram o trabalho. Edward destacou: “A Sempre UFG é tão importante para o futuro da universidade, que esse vai ser um legado. É só o começo de muitas coisas que vêm por aí”. Sandramara pontuou: “Mascote leve, lúdico mas que tem uma expressividade que vai ao encontro daquilo que a gente quer com a Sempre”.
A Sempre UFG é uma iniciativa criada especialmente para acompanhar a trajetória de vida dos egressos da UFG e oferecer serviços exclusivos como cursos de educação continuada e acesso a biblioteca digital, além de relembrar os momentos vividos na instituição. (Os serviços são disponibilizados gradativamente). A mascote, na íntegra, será apresentada no perfil do instagram da Plataforma: @sempreufg. Os egressos podem se cadastrar pelo site https://sempreufg.ufg.br.
Fonte: Reitoria Digital