
Lei torna Associação de Egressos da UFG entidade de utilidade pública
Reitoria participou de solenidade de sanção da lei na manhã desta segunda-feira (28/6), na Prefeitura de Goiânia
Texto e fotos: Ana Paula Vieira
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, participou de solenidade na Prefeitura de Goiânia na manhã desta segunda-feira (28/6), em que o prefeito Rogério Cruz sancionou a lei que torna a Associação de Egressos e Egressas da UFG uma entidade de utilidade pública. Também estavam presentes o autor da lei, vereador Anselmo Pereira (MDB), o presidente da Associação, Eliomar Pires, o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Flavio Alves da Silva, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Fernando Cesar, e autoridades da Prefeitura e da Câmara de Goiânia.
O título de utilidade pública municipal é concedido a entidades, fundações e associações como forma de reconhecê-las como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. O título permite à associação inscrever-se em editais e receber recursos públicos. Segundo Eliomar Pires, a lei possibilitará que a Associação realize convênios, além de aproximar Prefeitura e UFG e contribuir para a integração da Universidade com a sociedade através dos ex-alunos.

O vereador Anselmo Pereira ressaltou a importância da lei e da Associação de Egressos, lembrando que durante a pandemia a entidade fez uma campanha para arrecadar computadores e doá-los aos estudantes que não tinham condições de acompanhar o ensino remoto. “Eu fico extremamente feliz de dizer que presido na Câmara a Frente Parlamentar de Defesa da Universidade Federal. A Universidade tem que ser respeitada, tem que ser valorizada e a assinatura da lei reconhece que a UFG é necessária para o bem-estar da coletividade”, analisou o vereador.
Para a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, a sanção da lei é de extrema importância para a Associação e para a UFG. Segundo ela, o ato fortalece a Associação, que visa aproximar mais os ex-estudantes da UFG e das ações de ensino, pesquisa e extensão. “A Associação de Egressos e Egressas da UFG, com um ano de idade, já mostrou a que veio e o papel fundamental que desempenha e desempenhará na sociedade”, pontuou Sandramara.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da UFG e reafirmou compromissos e parcerias com a Universidade em ações como a revitalização da Biblioteca Marieta Telles Machado, e a construção de uma ciclofaixa entre o câmpus Samambaia e a Praça Universitária. “Coloco a Prefeitura Municipal de Goiânia à disposição da UFG”, finalizou Cruz.
Autoridades da UFG, da Câmara e da Prefeitura de Goiânia também presenciaram o ato.
Fuente: Reitoria Digital UFG
Categorías: Notícias