
AMMA e UFG propõem parceria para revitalização do Jardim Botânico
Representantes da UFG e de órgãos da Prefeitura estiveram no local na tarde dessa quarta-feira (16/6)
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Prefeitura de Goiânia
A UFG e a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma) estão discutindo a criação do projeto “UFG e Jardim Botânico: Uma Parceria para Revitalização do Espaço”. Na tarde dessa quarta-feira (16/6), representantes da UFG e de órgãos da Prefeitura estiveram no local e a Universidade reafirmou o seu interesse e disponibilidade em contribuir para esse trabalho.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, a ideia é que a administração do Jardim Botânico aponte as prioridades de ação para o espaço e a Amma colabore com as condições necessárias para que professores e estudantes possam desenvolver projetos para a revitalização do local. O reitor da UFG, Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias, professores da Universidade e representantes de órgãos da Prefeitura também participaram do encontro.
O Jardim Botânico de Goiânia foi criado no final de 1970 e, desde sua criação, diversas ações pontuais foram tomadas para a preservação do espaço. Estas ações incluem retirada de invasores, reflorestamento, implantação de herbário e biblioteca, além de alguns projetos de revitalização. A parceria entre a UFG e o espaço permitiria o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão em diversas áreas do conhecimento.
Entre as ações propostas pela UFG, estão pesquisas para valorizar a sustentabilidade, como construção de estufas para coleções diversas, museu de ciências naturais, projetos de irrigação, iluminação e paisagismo, informatização do Jardim Botânico, entre outros, com o objetivo de integrar o espaço à sociedade.
Leia mais:
Fonte: Reitoria Digital
Categorias: Notícias