UFG entrega título de Professor Emérito para Alejandro Luquetti Ostermayer

Atualizada em 11/06/21 16:06.

Professor do IPTSP é um dos pioneiros na área da parasitologia em Goiás

Fotos: Reprodução/Youtube UFG

Luquetti

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma Assembleia Universitária, na tarde desta sexta-feira (11/6), para fazer a entrega do título de “Professor Emérito” à Alejandro Luquetti Ostermayer. O homenageado é professor aposentado do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). A cerimônia foi on-line e transmitida pelo canal da UFG no Youtube.

Luquetti está aposentado desde 2011, mas atua com assiduidade como professor voluntário no IPTSP. No total, são mais de 40 anos dedicados ao trabalho na Universidade. Ao longo da carreira, publicou mais de cem artigos científicos e capítulos de livros. Além da dedicação na formação, destaca-se no trabalho do docente a nucleação do setor de parasitologia, especialmente a área da doença de Chagas, na qual ele foi um dos pioneiros do Estado de Goiás.

O reitor da UFG, Edward Madureira, falou ao homenageado sobre a importância do pioneirismo dele para o desenvolvimento da instituição. “O senhor foi um dos pioneiros e ajudou a abrir o caminho para essa Universidade pujante que temos hoje, o senhor perseverou, construiu, abriu portas e formou gerações de pesquisadores que estão aqui ou pelo mundo contribuindo com a ciência. Professor Luquetti, hoje a Universidade Federal de Goiás está maior porque recebe um dos seus grandes docentes na condição de Professor Emérito”.

Também participaram da cerimônia a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias; o presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia e professor emérito da UFRJ, José Mauro Peralta; o diretor do IPTSP, José Clecildo Barreto; e o presidente da Comissão de Concessão do Título de Professor Emérito, Ruy de Souza Lino Junior.

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIAS IPTSP