
Reitor anuncia novas agendas na busca pela recomposição orçamentária
Nas próximas semanas, reitor participa de audiências com órgãos do Governo Federal
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Na abertura da reunião do Conselho Universitário desta sexta-feira (28/5), o reitor da UFG, Edward Madureira, informou aos conselheiros sobre as últimas ações realizadas na busca pela recomposição do orçamento das universidades federais. Segundo o reitor, a partir de uma reunião realizada nesta quinta-feira (27/5), com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy Veiga, ficaram agendadas duas novas audiências: na próxima sexta-feira (4/6), com o secretário executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção Salvador Nery De Castro, e, no dia 9/6, com o secretário de Orçamento Federal do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, e secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.
Edward explica que as reuniões visam ampliar o diálogo com o Poder Executivo, visto que no Legislativo as conversas já estão mais adiantadas. “Não tem outra alternativa que não o PLN [Projeto de lei do Congresso Nacional] e o PLN é iniciativa do executivo”, ressaltou o reitor da UFG. Ele ainda reiterou: “Não há alternativa se a gente não conseguir recompor esse orçamento de R$ 1 bilhão para o sistema [das universidades federais] e R$ 400 milhões para os institutos federais”.
Edward Madureira representará a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entidade presidida por ele, e a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), representará os institutos federais. Gestores do MEC também participarão das agendas.
Fonte: Reitoria Digital UFG
Categorias: Notícias