reitoria-noite

Reitor atualiza informações sobre situação orçamentária da UFG

Atualizada em 14/05/21 17:43.

Edward Madureira fez informe sobre o tema durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) nesta sexta-feira (14/5)

Texto: Ana Paula Vieira

O reitor da UFG, Edward Madureira, atualizou as informações sobre o orçamento da Universidade em pronunciamento durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) realizada remotamente na tarde desta sexta-feira (14/5). Ele informou que houve um “pequeno avanço” nos últimos dias: a liberação de parte do orçamento que estava condicionada a uma votação adicional no Congresso Nacional.

Segundo o reitor, a liberação ocorreu depois de muita argumentação e articulação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) junto ao Ministério da Educação, que conseguiu o recurso com o Ministério da Economia. “Eu diria que a gente ganhou um pouquinho de oxigênio, mas ainda estamos com 13,8% do orçamento de 2021 contingenciado e o orçamento total 18% menor do que o do ano anterior”, alertou Madureira.

Para o reitor da UFG, ainda é preciso vencer essas outras duas etapas da recomposição orçamentária das universidades federais: “Isso para a gente conseguir fechar o ano ainda em uma condição apertada e termos em 2021 o orçamento igual ao de 2020, que já foi apertado”, explicou.

Mesmo diante das dificuldades orçamentárias, o reitor ressaltou que o compromisso da universidade com a sociedade é o que move a luta pelo orçamento. “Sigamos confiantes, na luta, perseverantes. Não está fácil, mas quando a gente vê a garra da universidade e das pessoas, a gente tira energia de algum lugar para buscar as soluções”, finalizou Edward.