
Reitoria da UFG empossa nova direção do Instituto de Física
Lauro June Queiroz Maia e Ardiley Torres Avelar assumiram a direção do IF
Texto e foto: Fabrício Soveral/Reitoria Digital
A nova direção do Instituto de Física (IF) tomou posse, nesta quinta-feira (22/4), em cerimônia on-line transmitida pelo canal oficial da UFG no Youtube. Assumiram os cargos de diretor e vice-diretor do IF, respectivamente, os professores Lauro June Queiroz Maia e Ardiley Torres Avelar. O ato da assinatura dos termos de posse foi realizado na Reitoria da Universidade com a presença do reitor Edward Madureira, da vice-reitora Sandramara Matias e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Carvalho.
De forma on-line, a diretora da Diretoria de Administração de Pessoas (DAP/UFG), Wilma dos Santos, fez a leitura do termo de posse. Também participaram de forma remota os diretores que deixaram os cargos, Tertius Lima da Fonseca e Salviano de Araújo Leão. Eles falaram sobre o trabalho desenvolvido na gestão do IF e fizeram agradecimentos pelo apoio que receberam no período.
O professor Ardiley destacou que os desafios para a nova gestão são inúmeros e dinâmicos e apontou alguns objetivos que pretendem realizar. Entre eles estão a ampliação do diálogo com os discentes - proporcionando o protagonismo estudantil - e o estímulo às ações de internacionalização.
Lauro Maia ressaltou a importância da valorização da ciência e do conhecimento, principalmente, em períodos como o que estamos vivendo onde o negacionismo e as notícias falsas causam o aumento da crise sanitária. O novo diretor disse que o trabalho no Instituto de Física será guiado por ética, zelo e profissionalismo e tendo como um dos desafios o processo contínuo de crescimento e melhora dos cursos.
“Vamos atuar de forma profícua e em parceria com a gestão superior da Universidade. Que tenhamos uma UFG viva, unida, formadora, gratuita, vibrante, inclusiva, valente, acessível, atuante e solidária”, declarou o professor.
No encerramento, o reitor Edward Madureira disse que sabe do compromisso, da dedicação e do trabalho dos novos diretores, assim como de todos que passaram pelo IF, e isso ajuda a UFG a ser uma referência em pesquisa, ensino e inovação na região e no país. “A marca da universidade é sempre essa, é o trabalho duro, incansável, competente, idealista e propositivo que faz com que essa instituição se fortaleça a cada dia”, finalizou.
Clique e veja o vídeo da posse da nova direção da Instituto de Física
Fonte: Reitoria Digital UFG