harmony with nature

UFG integra iniciativa da ONU sobre Direitos da Natureza

Atualizada em 22/04/21 12:43.

Curso Internacional “Direitos da Natureza: Teoria e Prática” é fruto de acordo de Cooperação Técnica entre UFG, UFC, UFSC e Conselho da Justiça Federal

No Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril, o reitor da UFG, Edward Madureira, participou da abertura do evento “Diálogos entre Cortes sobre os Direitos da Natureza e o Programa Harmony with Nature da ONU”. O evento também marca o lançamento do Curso Internacional “Direitos da Natureza: Teoria e Prática”. O objetivo da iniciativa é atualizar e ampliar conhecimentos jurídicos com ênfase nos novos paradigmas dos Direitos da Natureza e da Harmonia.

O curso integra as atividades do acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UFG, as Universidades Federais do Ceará (UFC) e de Santa Catarina (UFSC) e o Conselho da Justiça Federal, por meio do Centro de Estudos Judiciários. O Acordo objetiva fornecer suporte técnico e acadêmico ao Programa Harmonia com a Natureza (UN Harmony with Nature Programme) do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Desa) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Na abertura oficial do curso, o reitor da UFG se pronunciou representando as universidades parceiras: “É importante salientar que as universidades participantes, por meio de grupos de pesquisa e realização de eventos, fazem do Brasil a referência em pesquisa acadêmica sobre esse campo que já é chamado de uma epistemologia constitucional do Sul”. Edward Madureira enfatizou ainda a importância das universidades: “As universidades são lugar de construção de conhecimento, com autonomia, pluralidade, legitimidade e compromisso com a transformação social”. 

A iniciativa está inserida no contexto da meta 12.8 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê: “Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza”. 

O evento contou com a participação de autoridades do sistema de justiça, do sistema ONU e das universidades. O professor da UFG Fernando Antônio de Carvalho Dantas participa da iniciativa, integrando o comitê científico do curso.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: NOTÍCIAS