Fisio

UFG realiza reunião para discutir a criação do curso de Fisioterapia

Atualizada em 20/04/21 17:18.

Objetivo é que a graduação possa ser oferecida no Sisu 2022

Foto: Reprodução/Google Meet

Fisioterapia

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu uma reunião on-line, nesta terça-feira (20/4), para discutir a criação do curso de Fisioterapia. A ideia é que essa graduação possa ser oferecida como opção no Sisu a partir de 2022, com 30 vagas anuais para os estudantes.

O Grupo de Trabalho (GT) responsável pelos primeiros estudos para a criação do curso fez uma apresentação evidenciando a importância da nova graduação. A professora Ana Cláudia Antônio destacou que a Fisioterapia no Brasil teve uma expansão a partir de 1997, mas que existe uma demanda cada vez maior por esse profissional. Porém, os cursos de Fisioterapia se concentram em instituições privadas. Em Goiás, são apenas dois cursos na educação pública: Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Ana Cláudia mencionou as áreas de atuação do fisioterapeuta, os campos de estágio e apresentou o planejamento das disciplinas que ficariam sob a responsabilidade de diversas unidades acadêmicas como ICB, FEN, IPTSP, FCS e FEFD. “Existe necessidade desse profissional no mercado, a oferta do curso na UFG trará grandes benefícios para a comunidade”, argumentou.

O reitor da UFG, Edward Madureira, esclareceu que o objetivo da reunião foi a discussão de ideias sobre como desenvolver ele dentro da Universidade, mas que a decisão da criação da graduação envolve todo um trâmite institucional que será seguido. No entanto, o reitor não escondeu o entusiasmo com a iniciativa.

“No passado, em situações menos favoráveis que agora, nós criamos cursos que hoje são referências. Tenho certeza que com a disposição de todos que estão envolvidos nessa ideia poderemos colocar a Fisioterapia como oferta no Sisu de 2022”, pontuou.

Novas reuniões deverão ser realizadas para discutir os detalhes sobre o novo curso como, por exemplo, a unidade acadêmica que será responsável por ele. A proposta do GT até o momento prevê que a Fisioterapia na UFG será um bacharelado na modalidade presencial e integral com carga horária de 4520 horas.

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: notícias FEN FCS FEFD ICB IPTSP