
Proec realiza pesquisa de opinião sobre curricularização da extensão
Formulário está aberto até a próxima terça-feira (30/3)
Já participou da pesquisa de opinião sobre a regulamentação da inserção curricular da Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Curso? O formulário está aberto até o dia 30/3. A iniciativa teve início após a divulgação da Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, em 18 de fevereiro de 2018, e o processo é liderado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A normativa é baseada na meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que indica a realização de no mínimo 10% do total de créditos exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa, a norma deve ser implantada em todos os cursos de graduação até 18 de fevereiro de 2022. Porém, o início da conversa com a comunidade universitária sobre esse assunto ocorreu em 25 de junho de 2019, com a realização do Seminário Curricularização da Extensão, que culminou com a criação da Comissão Mista de Curricularização (CMC).
A CMC elaborou uma proposta de Minuta de Resolução após a realização de várias reuniões. Desde 2019, representantes das pró-reitorias têm feito participações em reuniões organizadas pelos cursos para debater o assunto, e até o momento foram 49 encontros. A minuta foi enviada a todas unidades acadêmicas em 17 de fevereiro de 2020, para que coordenadores e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) avaliassem e apresentassem considerações até 17 de julho de 2020. No total, quinze cursos apresentaram destaques, incorporados à minuta no segundo semestre.
Para Lucilene, a normativa representa “um marco na história da extensão no Brasil, que significa principalmente o reconhecimento da extensão como dimensão imprescindível da formação acadêmica”. A expectativa é que o documento seja apresentado ao Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) ainda este semestre.
Clique aqui para responder a pesquisa.
Fonte: Reitoria Digital/ UFG
Categorias: notícias