Jake Jacanin

UFG e Embaixada dos Estados Unidos discutem possíveis parcerias em reunião on-line

Atualizada em 24/03/21 17:17.

Objetivo da Universidade é proporcionar benefícios para a comunidade acadêmica

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução e montagem/Teams

embaixada americana
Conselheiro da Embaixada Americana, Jake Jacanin, e reitor da UFG, Edward Madureira

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Departamento de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (24/3), para discutir possíveis parcerias. Participaram do encontro on-line a gestão superior da Universidade e membros da Embaixada que trabalham nas áreas de educação e cultura.

O secretário de Relações Internacionais da UFG, Francisco Quaresma de Figueiredo, explicou que esse encontro inicial tinha o objetivo de saber quais as possibilidades de parcerias que podem ser desenvolvidas junto com a embaixada americana. Ele solicitou a realização de um curso de escrita acadêmica em língua inglesa para os professores da Universidade, visando a melhoria da qualidade dos trabalhos publicados em revistas estrangeiras. Quaresma ainda pediu informações sobre outros programas que já são realizados pela Embaixada para o estudo da possível integração da UFG.

O conselheiro para Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Jake Jacanin, destacou que eles veem muitos brasileiros se destacando no campo da pesquisa internacional em temas como a Covid-19. Ele lembrou que os intercâmbios atuais também permitem o ingresso de brasileiros nos Estados Unidos e americanos no Brasil como em parcerias da Comissão Fulbright com a Capes. “A própria UFG já recebeu professores americanos pelo programa English Teaching Assistant para ajudar a aprimorar o ensino da língua inglesa”, destacou. Jake fez uma sinalização positiva para novas parcerias.

Jennifer Uhler, diretora regional do Escritório de Língua Inglesa (RELO), disse que aguarda a formalização da proposta do curso de escrita acadêmica e que ele é viável de ser realizado. Ainda solicitou uma nova reunião, mais específica, para discutir o assunto e conversar sobre outras possibilidades.

O reitor e a vice-reitora da UFG, Edward Madureira e Sandramara Matias, agradeceram a oportunidade da conversa e a disposição demonstrada pela embaixada americana em projetos conjuntos. “Estamos inaugurando uma nova etapa nas nossas relações e isso é importante para a UFG que passa nesse momento por uma transformação e está se internacionalizando de forma rápida”, afirmou o reitor.

“Acreditamos que temos várias oportunidades de estreitar as relações com os Estados Unidos através da Embaixada no Brasil e esperamos que elas venham para o benefício da nossa comunidade acadêmica”, finalizou a vice-reitora.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias SRI