Frente

“A volta da normalidade passa pela vacina e pelo nosso comportamento”, afirma reitor em Frente Parlamentar

Atualizada em 23/03/21 17:35.

Frente Parlamentar Vacina Para Todos discutiu ações de enfrentamento à pandemia na capital goiana

Fotos: Reprodução e montagem/Youtube Câmara de Goiânia

Frente

O reitor da UFG, Edward Madureira, participou de uma reunião da Frente Parlamentar “Vacina para Todos”, da Câmara de Vereadores de Goiânia, nesta terça-feira (23/3). No encontro parlamentares, representantes de universidades, entidades empresariais e sindicais, e de organizações da iniciativa privada, discutiram ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 na capital goiana.

A Frente foi lançada pela Câmara, no último mês de fevereiro, com o objetivo de acompanhar a imunização contra a Covid-19 e desenvolver ações para garantir o maior número de doses para atender a população da capital. A Frente é presidida pelo vereador Mauro Rubem (PT) e composta por mais 15 parlamentares.

Em sua manifestação, Edward lembrou que o Brasil tem uma longa tradição em vacinação e, por isso, pode realizar a imunização em grande escala. “Nós temos logística e expertise, o que está faltando é a vacina. A volta da normalidade passa pela vacina e pelo nosso comportamento em medidas como o isolamento social e de proteção, como o uso de máscara e álcool em gel”.

O reitor da UFG disse que as universidades brasileiras também colaboram no aspecto da vacina. Atualmente, cerca de 20 vacinas estão sendo desenvolvidas nas instituições e quatro delas estão na fase dos testes clínicos. “Precisamos da vacina brasileira, não podemos depender exclusivamente do exterior porque a pandemia não acaba em 2021, os estudos mostram que as variantes desse vírus vão forçar a vacinação também nos próximos anos”, explicou.

Frente 2

A vereadora Aava Santiago (PSDB), vice-presidente da Frente Parlamentar, também sugeriu uma campanha de doação de alimentos para garantir a segurança alimentar de pessoas que sofrem os efeitos socioeconômicos da pandemia. Ela solicitou ao reitor o apoio da UFG para gerar mais engajamento na sociedade e recebeu a confirmação de que a Universidade está à disposição para ser parceira na iniciativa.

Frente 3

Fonte: Reitoria Digital/UFG