
Reitor participa da abertura do 5° Encontro Regional de História da Mídia
Evento foi realizado pelo canal do Youtube da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG)
Texto: Ana Paula Vieira
Foto: Reprodução/Youtube FIC
O reitor Edward Madureira participou, na manhã desta segunda-feira, da solenidade de abertura do 5º Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia (5º Alcar Centro-Oeste), realizado remotamente pelo canal da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) no Youtube.
Com a temática “Comunicação e historicidade das crises”, o evento ocorre até esta terça-feira (23/3) e conta com nove Grupos de Trabalho e 28 trabalhos a serem apresentados. Na solenidade de abertura, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG, Rosana Borges, agradeceu aos parceiros e colaboradores do evento e destacou a gravidade da situação sanitária no país, expressando as condolências às vítimas da Covid-19. “Que sigamos firmes e saudáveis no enfrentamento desses tempos históricos tão sombrios e desafiadores”, afirmou a professora.
O presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes, relembrou o início da carreira e diferentes situações vividas no exercício da profissão: “Passei por muitas fases na imprensa goiana. Eu sei o que é trabalhar com a censura ao lado, o que é escrever com medo. Não é fácil. Fui preso duas vezes pelo exército e me assusto quando vejo que agora há pessoas querendo a volta desse clima para o Brasil”. Valterli destacou ainda a importância da realização do 5º Alcar Centro-Oeste, mesmo durante uma pandemia, como forma de discutir e buscar alternativas.
A diretora da FIC, Angelita Pereira de Lima, parabenizou pela realização do evento e pela escolha do tema: “Não é discutir uma crise de momento, é discutir a memória, o passado, o presente e o futuro, para onde aponta? A nossa crise não é uma crise conjuntural, pontual, é uma crise de grande envergadura que necessita de um Brasil que olhe pro seu passado, que resgate suas memórias, que proteja suas memórias e que aponte para um futuro”.
A presidente da Associação Brasileira de História da Mídia, Christina Musse, ressaltou o papel dos jornalistas: “Jornalistas são bastiões da defesa da igualdade, equidade, empatia, de tantos valores tão fundamentais para o ser humano enquanto ele se considerar humano”. Ela também agradeceu à organização do evento diante das dificuldades orçamentárias pelas quais passam as universidades federais: “Ao mesmo tempo que a ciência nunca apareceu tanto na telinha da tv, na primeira página dos jornais, nos noticiários de rádio, sofremos tanto com uma política de estado que tenta destruir as evidências da verdade, que é tão perseguida em todas as civilizações”.
Em sua participação, o reitor Edward Madureira também destacou a questão orçamentária e lembrou que essa é uma semana decisiva, pois está prevista para esta terça-feira (23/3), a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), na Câmara dos Deputados. “Esse orçamento que está no projeto de lei encaminhado pelo executivo simplesmente inviabiliza o funcionamento da universidade”, alertou o reitor. Segundo Edward, as universidades federais de todo o país estão em situação orçamentária difícil, mesmo sendo fundamentais no suporte ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Nossos hospitais universitários salvando vidas e mais vidas, nossos pesquisadores se expondo, inclusive sendo motivo de ataque quando colocam a realidade da pandemia, e nós temos tido esse tratamento do Governo Federal. Um Governo que não acredita na ciência, nega a vida, ironiza o sofrimento das pessoas e nós aqui na resistência. Então é fundamental a gente cuidar dessa história e que papel extraordinário a imprensa tem nas nossas vidas”. O reitor também comentou a importância da imprensa diante da desinformação: “Somos vítimas de fake news o tempo todo. Como é importante o jornalismo, a comunicação séria, comprometida com a verdade, nesse momento”.
Após a solenidade de abertura, o professor da Universidade Fernando Pessoa, de Porto/Portugal Jorge Pedro Sousa fez a conferência inaugural, com o tema “Reflexões sobre a história da imprensa e do jornalismo". A programação do 5º Alcar Centro-Oeste está disponível no site: https://www.alcarco.com/
Fonte: Reitoria Digital/UFG