
Prograd prepara resoluções sobre Projeto de Ensino, Tutoria e Monitoria
Actualizado en 09/03/21 19:02 .
Iniciativas visam à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na graduação e na educação básica
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) enviou às Unidades Acadêmicas da UFG três minutas de resoluções (projeto de ensino, programa de monitoria e programa de tutoria acadêmica) a serem discutidos e implantados para melhoria da qualidade da graduação e da educação básica.
A pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi, explica que as ações são propostas após 28 reuniões realizadas pela Prograd com as unidades da UFG em 2019. “Queríamos nos aproximar dos cursos, apresentar as perspectivas políticas e pedagógicas da Prograd e estabelecer o diálogo, incorporando questões trazidas pela comunidade acadêmica”, afirma Jaqueline.
De acordo com a pró-reitora, as iniciativas visam à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. As resoluções objetivam, dentre outros aspectos, auxiliar na compreensão de conteúdos aos alunos com ou sem dificuldades e distúrbios de aprendizado; atender às necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades, superdotação, estudantes com dificuldades, distúrbios e/ou transtornos de aprendizagem e facilitar a integração do estudante no meio universitário e acadêmico.
Segundo Jaqueline, o propósito é contribuir na redução da evasão e retenção dos estudantes. Para isso, as resoluções prevêem o reforço do processo de ensino e orientação para definição de plano de estudos. Na monitoria, a ideia é promover o desenvolvimento da capacidade crítica, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, planejamento de ensino, interesse e habilidades para a docência, além de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina em que for monitor.
Essas ações também têm como objetivo atender às necessidades observadas nas avaliações internas dos cursos. Após o envio dos documentos, a Prograd aguarda o retorno e sugestões das unidades para a discussão das ideias.
Fuente: Reitoria Digital/UFG
Categorías: notícias