
Ministério Público, Central UniForte e UFG inauguram a Unidade de Processamento de Vidro Integrante do Polo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis
Cooperação entre Ministério Público de Goiás (MPGO); a Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás; a central UniForte de Cooperativas de Trabalho dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis; e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE-UFG) inauguram a Unidade de Processamento de Vidro Integrante do Polo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis
Texto: Wesley Melo B. de Menezes
Ministério Público, Central UniForte e UFG inauguram a Unidade de Processamento de Vidro Integrante do Polo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis
Nesta segunda-feira (8/3) foi inaugurado a Unidade de Processamento de Vidro Integrante do Polo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis. A inauguração aconteceu de forma online no canal UFG Oficial no Youtube e contou com a participação das entidades que integram o projeto: Ministério Público de Goiás (MPGO); a Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás; a central UniForte de Cooperativas de Trabalho dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis; e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE-UFG).
A função da Unidade de Processamento de Vidro consiste em agregar valor aos resíduos de vidros comercializado por cooperativas do setor. De acordo com o coordenador do projeto, Fernando Bartholo, "atualmente o vidro é o segundo maior em volume entre os materiais comercializados, porem, esse totaliza apenas 2,5% de renda para as cooperativas".
Participaram do evento o reitor da UFG, Edward Madureira e a vice-reitora, Sandramara Matias; o secretário de Estado de desenvolvimento e inovação, Márcio César Pereira representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o secretário nacional de inclusão social e produtiva urbana (SENISP), Celso Matsuda; o promotor da 15ª promotoria de justiça (MP-GO), Juliano de Barros Araújo; o reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva; o secretário da retomada, César Augusto Sotkeviciena Moura; a presidente da Central UniForte, Dulce Helena do Vale; o deputado estadual, Henrique Arantes; o secretário municipal do desenvolvimento e economia criativa (SEDEC), Carlos Júnior; a presidente da agência municipal do meio ambiente (AMMA), Zilma P. Campos Peixoto, o presidente do sindicato e organização das cooperativas brasileiras no Estado de Goiás (SESCOOP), Luiz Alberto Pereira e o coordenador da incubadora social da UFG, Fernando Bartholo.
"A reciclagem de vidro no Brasil movimenta cerca de 120 milhões de reais anuais e com a unidade de processamento, Goiânia será inserida nesse circuito lucrativo. É uma conquista ambiental, social, tecnológica e econômica", afirma a presidente da AMMA, Zilma Peixoto.
O reitor Edward celebrou a parceria, enfatizando que esta “é uma iniciativa única que reúne catadores, Ministério Público, Governo Federal, Estadual, Municipal e universidades em um grande polo”. Edward reforçou ainda, que "a UFG se dispõe a apoiar demais projetos que envolvam outros elementos como papel, plástico, produção de fertilizantes a partir da compostagem e unidade de processamento de biodiesel".
Dia Internacional da Mulher
A vice-reitora Sandramara pontuou a importância das mulheres ocuparem todos os espaços e contribuirem para uma sociedade mais justa e igualitária. Ela comentou também sobre o quanto ainda tem de ser superado em relação à discriminação, ao desrespeito e à violência contra as mulheres.
Categories: notícias