capacitaçãoDPAT

UFG capacita equipes de prefeituras goianas para uso da Plataforma Cerrado DPAT

Atualizada em 03/03/21 12:51.

Ferramenta online e gratuita desenvolvida pela Universidade pode auxiliar municípios na gestão ambiental

A UFG e a Federação Goiana de Municípios (FGM) lançou na manhã desta quarta-feira (3/3), ações de capacitação sobre a plataforma Cerrado DPAT, ferramenta online e gratuita desenvolvido pela Universidade para que gestores, pesquisadores e toda a sociedade adquiram informações sobre o bioma, especialmente sobre as características do desmatamento e as áreas naturais mais susceptíveis ao desmatamento.

O evento ocorreu de forma online e contou com a presença da vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, do pró-reitor de Pós-Graduação Laerte Guimarães e do presidente da FGM, José Cunha. 

Laerte Guimarães informou que ocorrem cerca de 70 mil hectares de novos desmatamentos todos os anos no estado de Goiás e que a Plataforma permite visualizar esse desmatamento, o nível de acurácia com que foi detectado, o impacto sobre recursos hídricos, a relação de desmatamento com queimadas e uma série de dados e informações ambientais e geográficas que podem ajudar na melhoria da gestão ambiental dos municípios. “Esperamos, até o mês de abril, ter capacitado pelo menos um técnico de cada prefeitura do estado”, afirmou o pró-reitor. 

O presidente da FGM, José cunha, analisou: “Vamos trabalhar aquilo que é importante para a UFG, para os municípios e para o cidadão que ganha lá na ponta, assim como as pessoas e o meio ambiente”.

A vice-reitora Sandramara Matias destacou que a ação faz parte do compromisso da UFG, como instituição pública, de dar retorno à população. “A plataforma cumpre um papel extremamente importante de fornecer elementos aos municípios para análises e proposições de ações relativas ao cerrado. A UFG está apta a contribuir com os municípios e com a sociedade para resolver problemas, propor alternativas e soluções. Estamos a disposição dos gestores goianos”, ressaltou a vice-reitora. 

Também participaram do evento os estudantes de doutorado da UFG Luiz Mario Pascoal e Sérgio Nogueira. A plataforma foi desenvolvida pela UFG no âmbito de projeto de monitoramento do cerrado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com financiamento do Fundo Estratégico do Clima, gerido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD/Banco Mundial).

Conheça a Plataforma Cerrado DPAT: https://www.cerradodpat.org

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias