visita secretarias

UFG e Prefeitura discutem projetos para parque tecnológico e cidade inteligente

Atualizada em 24/02/21 09:48.

Equipes de três secretarias municipais visitaram o Parque Tecnológico Samambaia nesta terça-feira (23/2)

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Pablo Lisboa e Ana Paula Vieira

A Reitoria da UFG recebeu os secretários municipais de Goiânia das áreas de Inovação, Ciência e Tecnologia, Celio Campos, de Desenvolvimento e Economia Criativa, Carlos Júnior, e do Escritório de Prioridades Estratégicas José Frederico Lyra Netto. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (22/2), no Parque Tecnológico Samambaia (PTS) e também contou com membros das equipes das secretarias.

UFG e Prefeitura de Goiânia discutiram diversas possibilidades de parcerias para o desenvolvimento da cidade, entre elas projetos para o Parque Tecnológico Samambaia, como a construção de um prédio para incubação de mais empresas. Ações de divulgação da ciência também foram tema, a exemplo do projeto Ciência em Todo Lugar, que já era uma parceria da Universidade com a Prefeitura.

visita secretarias
UFG e Prefeitura de Goiânia discutem possibilidades de parcerias

O secretário Carlos Júnior agradeceu a recepção e afirmou: "Essa é uma oportunidade de discutir parcerias que resultem em benefícios para a população goianiense". O secretário Célio Campos enfatizou a importância da UFG para a pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia: "Não conseguiremos chegar a lugar nenhum na nossa área sem o apoio de vocês". José Frederico Lyra Netto destacou que o Parque Tecnológico Samambaia certamente terá ligação com o conceito de cidade inteligente defendido pela Prefeitura. "Não teria como pensar soluções para Goiânia sem passar pela UFG", afirmou.

O reitor Edward Madureira analisou: "São três Secretarias cujos temas se entrelaçam. Unir academia, poder público e empresas é fundamental". O gestor da UFG sugeriu a concepção de espaços que pudessem ser compartilhados entre a Prefeitura e a Universidade e a instalação de estruturas da gestão municipal na UFG: "O Parque não é da UFG. O terreno é, mas aqui tudo é multiusuário e multi-institucional. O povo brasileiro que é o dono e quanto mais gente tiver aqui, maior a riqueza do espaço.

Após debaterem algumas ideias de projetos e parcerias, as equipes das Secretarias conheceram as instalações do PTS, o Ipê Lab e o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), em uma visita guiada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho. Também participaram da reunião a vice-reitora Sandramara Matias, o pró-reitor de Pós-Graduação Laerte Guimarães, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, entre outras autoridades da UFG.

visita secretarias2
Equipes da Prefeitura conhecem instalações do Parque Tecnológico Samambaia