UFG participa de coletiva de imprensa da Andifes sobre programa de mobilidade virtual
Programa Promover - Ifes está sendo desenvolvido em parceria por UFG, UFMA, FURG e UFSB
Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Pablo Lisboa/Reitoria Digital e Reprodução/RNP
A Universidade Federal de Goiás (UFG) está desenvolvendo com outras três universidades federais o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover–Ifes). Nesta segunda-feira (8/2), o reitor da UFG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, participou de uma coletiva de imprensa para falar sobre o Programa. A pró-reitora de Graduação da UFG, Jaqueline Civardi, também fez uma participação.
A coletiva foi promovida pela Andifes e ainda contou com a presença de reitores e pró-reitores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Durante uma hora e meia, eles explicaram como vai funcionar o programa e tiraram dúvidas de jornalistas.
Natalino Salgado, reitor da UFMA, disse que o Promover-Ifes é um projeto piloto que abre novos horizontes para as universidades. “A mobilidade virtual vai promover a diversidade do conhecimento, ela reflete na qualidade do ensino”.
O reitor da FURG, Danilo Giroldo, destacou a importância da troca de conhecimentos sobre as territorialidades que são muito diferentes entre as comunidades acadêmicas das universidades participantes. “Essa integração também se dará entre os quadros docentes, vai facilitar a formação de redes institucionais e projetos conjuntos para atacar os principais problemas do país”.
Joana Guimarães, reitora da UFSB, mostrou empolgação com o Programa: “temos apenas sete anos de existência, temos muito a aprender com as outras instituições, essa troca de experiências será muito rica”.
Edward Madureira afirmou que o Promover-Ifes é o início de algo maior: uma grande rede de universidades brasileiras. “A pandemia nos mostrou ser óbvio esse movimento, é um projeto ambicioso de integração das universidades que acredito que será exitoso”, concluiu.
As inscrições para as disciplinas oferecidas pela UFG no Promover-Ifes podem ser feitas até esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro.
Fonte: Reitoria Digital/UFG
Categorias: notícias Andifes Promover-Ifes