Mobilidade

Programa de Mobilidade Virtual abre inscrições

Actualizado en 29/01/21 09:40 .

UFG, Furg, UFMA e UFSB iniciam Promover-Ifes. Edital já está disponível e oferta mais de 300 disciplinas nas instituições parceiras 

Texto: Ana Paula Vieira

A UFG, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) lança nesta sexta-feira (29/1), o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover - Ifes). O lançamento ocorre em uma live no canal UFG Oficial no Youtube e o edital já está disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). 

O objetivo do Promover - Ifes é facilitar o processo de mobilidade acadêmica, permitindo uma maior integração do sistema de ensino superior. Por meio desse Programa, estudantes de graduação das quatro Universidades poderão cursar disciplinas/componentes curriculares em qualquer uma das instituições participantes da rede. Trata-se de um projeto piloto e, nesse primeiro edital, são ofertadas 340 disciplinas de diversas áreas do conhecimento, sendo 168 delas oferecidas pela UFG. 

A pró-reitora de Graduação da UFG, Jaqueline Civardi, explica que o estudante poderá cursar até três disciplinas nas outras instituições, sendo uma em cada instituição ou as três em uma única. “Isso vai acontecer ao mesmo tempo em que ele está matriculado aqui, diferente dos programas de mobilidade em que o aluno ia para outra instituição, nesse ele fica matriculado na própria Universidade”, explica Jaqueline.

As inscrições ocorrem por meio de formulário eletrônico. Para componentes da FURG e da UFMA, vão até o dia 3/2 e para as disciplinas ofertadas pela UFG e pela UFSB, até 8/2. Caso haja mais estudantes inscritos do que vagas ofertadas para determinada disciplina, eles serão classificados em ordem decrescente de Percentual de Integralização de Curso e, em caso de empate, terá prioridade o candidato de maior idade. As disciplinas cursadas nas instituições da rede por meio do Promover Ifes poderão ser aproveitadas na UFG como obrigatórias, optativas ou núcleo livre, e a recomendação é que o aluno converse com a coordenação do seu curso de origem para orientações sobre futuros aproveitamentos. 

Intercâmbio

Para Jaqueline Civardi, o Promover Ifes abre uma grande oportunidade: “O estudante terá uma possibilidade imensa de fazer esses movimentos e agregar conhecimento para sua formação. É uma oportunidade de intercâmbio muito boa entre pesquisadores e para o estudante também, poder estudar com pessoas do Sudeste, do Sul e do Nordeste em uma mesma sala de aula virtual é uma interessante troca de experiências”, analisou a pró-reitora de Graduação da UFG. 

Após a realização dessa primeira iniciativa, as instituições farão uma avaliação da experiência e, segundo Jaqueline, a expectativa é que no próximo edital outras universidades participem do Promover Ifes. “A ideia foi apresentada no âmbito do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (Cograd-Andifes) e várias universidades manifestaram interesse em integrar futuros editais”, afirmou Jaqueline. 

Fuente: Reitoria Digital/UFG

Categorías: notícias