
UFG e Sebrae planejam parcerias
Representantes das entidades reuniram-se na tarde desta quarta-feira (27/1), no Gabinete da Reitoria
Representantes da UFG e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás) reuniram-se na tarde desta quarta-feira (27/1), no Gabinete da Reitoria para discutir e planejar parcerias entre as duas instituições. Participaram o reitor da UFG, Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Jesiel Carvalho, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Cunha, o diretor administrativo do Sebrae Goiás Igor Montenegro e representantes de diferentes equipes da entidade.
Os professores da UFG Celso Camilo e Gilson Barreto apresentaram um portfólio de serviços e projetos que desenvolvem por meio de seus laboratórios para empresas e instituições públicas de todo o país. Celso Camilo mostrou tecnologias em desenvolvimento no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), entre elas exemplos ligados a bots, mineração de dados, monitoramento de saúde, robôs, reconhecimento facial, entre outras. Gilson Barreto explicou que o foco do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime) é em formação, mostrando plataformas, cursos, aplicativos, games e cursos desenvolvidos para diversos clientes, entre eles Ministério da Educação e Ministério da Justiça.
O reitor da UFG, Edward Madureira, lembrou que essa reunião é desdobramento de contatos de longa data entre UFG e Sebrae Goiás, que já resultaram em parcerias de sucesso. “Essa agenda ocorre em função de demandas concretas do Sebrae Goiás após uma visita à Universidade. Estamos à disposição para colaborar e agradecemos a confiança”.
O superintendente do Sebrae, Derly Cunha agradeceu a recepção e destacou o potencial da UFG e a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento de soluções para os pequenos negócios e empresários. O diretor administrativo da instituição, Igor Montenegro, ressaltou que a ideia é pensar soluções digitais para que os pequenos negócios sejam mais produtivos e competitivos, especialmente no período pós-pandemia.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias afirmou: “Essa articulação entre UFG e Sebrae Goiás é de extrema importância e muitas possibilidades se abrem, podemos contribuir em diferentes âmbitos”. Equipes da UFG e do Sebrae Goiás reúnem-se novamente na próxima semana para definição de prioridades e projetos, além da formalização da parceria.
Source: Reitoria Digital/UFG
Categories: notícias