visita-Rogério cruz

UFG recebe visita do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz

Actualizado en 19/01/21 15:49 .

Universidade e comitiva da Prefeitura de Goiânia conversaram sobre parcerias em curso e possibilidade de ampliação de ações em conjunto

A UFG recebeu, na manhã desta terça-feira (19/1), a visita do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Recepcionado pelo reitor Edward Madureira e pela vice-reitora Sandramara Matias, o gestor esteve no Gabinete da Reitoria e depois visitou o Parque Tecnológico Samambaia (PTS), o Labtime e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). A comitiva da Prefeitura de Goiânia também contou com o secretário de Infraestrutura Urbana, Luiz Bittencourt, secretário de Mobilidade, Pedro Chaves, secretário de Comunicação, Bruno da Rocha Lima e secretário de Relações Institucionais, Euler de Morais.

A visita começou por uma breve reunião no Gabinete da Reitoria, onde o reitor Edward Madureira ressaltou que a UFG e a Prefeitura de Goiânia já têm diversas parcerias estabelecidas, em diferentes áreas. Alguns exemplos são ações de telemedicina, suporte a plataformas de ensino remoto, atendimento de pacientes com Covid-19 (por meio do Hospital das Clínicas) e gestão de unidades municipais de saúde, como as maternidades Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão, que são administradas de forma compartilhada pela Secretaria Municipal de Saúde, UFG e Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc). “A gente vem intensificando essa aproximação com a Prefeitura e, hoje em dia, é rara a Secretaria que não tem projetos robustos em andamento com a Universidade”, explicou o reitor. 

visita-Rogério cruz
Comitiva da Prefeitura de Goiânia esteve na Reitoria e depois visitou o Parque Tecnológico Samambaia
(Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia)

 

Edward Madureira falou ao prefeito Rogério Cruz sobre a Universidade, que atualmente tem uma comunidade de cerca de 40 mil pessoas entre estudantes e servidores, com mais de 100 cursos de graduação, cerca de 70 cursos de mestrado e 40 de doutorado. O reitor ressaltou que a UFG tem o entendimento de que deve servir à cidade, ao estado e ao país e que é de interesse da instituição ampliar as parcerias com a Prefeitura: “Temos um horizonte de possibilidades. A dimensão do que a gente já faz e pode fazer não tem limites”. 

Dentro do Parque Tecnológico Samambaia, o grupo foi guiado pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, e visitou estruturas como o IPE Lab, o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e algumas empresas incubadas no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI). Jesiel enfatizou que o ambiente de inovação e tecnologia criado na UFG é destinado à população em geral e não somente à comunidade acadêmica, trazendo atores de outras instituições e da iniciativa privada para a Universidade.

rogerio cruz-IPELab
Prefeito de Goiânia conhece laboratórios acompanhado da equipe da UFG

 

Em sua primeira visita oficial como prefeito à UFG, Rogerio Cruz se disse “encantado” com o que viu: “É um campus maravilhoso e nos alegra saber que temos a oportunidade de fazer grandes trabalhos para o município de Goiânia através da UFG”. O prefeito destacou ainda a continuidade das parcerias entre a Universidade e a Prefeitura e a possibilidade de ampliá-las: “Fico feliz em saber que, caso necessite, temos a UFG para estreitar acordos e atender nosso povo”. 

Também participaram do encontro o diretor executivo da Funape, Orlando Afonso Valle do Amaral; a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa; a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação Helena Carasek; o diretor do PTS, Luizmar Adriano Junior; entre outras autoridades e gestores da UFG. 

Fuente: Reitoria Digital/UFG

Categorías: notícias