“O calendário da UFG está mantido”, afirma reitor Edward Madureira

Updated at 12/07/20 10:03 .

Reitor falou sobre portaria do MEC que determina a volta presencial das aulas

Fotos: Reprodução/Youtube UFG e Wesley Menezes/Reitoria Digital

Boa Semana

No programa Boa Semana UFG, transmitido pela Rádio Universitária e pelo Youtube da UFG, nesta segunda-feira (7/12), o reitor Edward Madureira falou sobre a Portaria nº 1030 do Ministério da Educação (MEC). O documento determina a volta às aulas presenciais nas universidades e institutos federais de educação a partir de 4 de janeiro de 2021. No entanto, o reitor afirmou que a comunidade universitária pode ficar tranquila porque o calendário acadêmico da UFG será mantido.

Pelas decisões do Conselho Universitário (Consuni) da UFG, as aulas dos semestres 2020/1 e 2020/2 serão realizadas utilizando-se o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as Atividades Práticas Emergenciais (APEs). Essa deliberação, inclusive, foi reafirmada na última reunião do Consuni, no dia 27 de novembro.

Edward Madureira, que também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), disse que participou de reunião com o ministro Milton Ribeiro, na sexta-feira (4/12). Ele esclareceu para o MEC que as universidades não estão paradas em nenhuma das atividades que desenvolvem e trabalham para o retorno presencial, mas somente quando for possível fazer isso em segurança.

“Diante de tudo isso eu quero deixar, novamente, a comunidade universitária tranquila: deve ter uma reedição da Portaria essa semana, flexibilizando esse prazo, mas isso não impacta naquilo que nós já definimos. A Universidade segue o seu rumo conforme o que estabelecem as suas portarias, resoluções e instruções normativas aprovadas pelo Consuni”, finalizou o reitor.

Source: Reitoria Digital/UFG

Categories: notícias MEC Reitoria