SBPC

Corte de recursos na educação é debatido em reunião anual da SBPC

Atualizada em 02/12/20 18:19.

Reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira, foi um dos painelistas do evento

Texto: Sabryna Moreno (com supervisão de Fabrício Soveral)
Foto: Reprodução/Zoom

SBPC

O reitor da UFG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições (Andifes), Edward Madureira, participou de um painel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta quarta-feira (2/11), sobre os cortes de recursos na educação. O debate fez parte da programação da 72ª Reunião Anual da SBPC.

O painel foi coordenado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, e também contou com a participação de Nelson Amaral, professor aposentado da UFG; Sandra Almeida, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Flávia Calé, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Dados estatísticos relacionados ao investimento público foram apresentados para nortear a discussão. Edward Madureira fez uma análise da evolução do orçamento para a educação, a partir de dados compilados do período entre 2014 a 2021. Em seu ponto de vista, o painel de Execução Orçamentária das universidades federais, disponível no site da Andifes, evidencia as dificuldades financeiras das instituições de ensino com a falta de recursos públicos.

Ainda segundo ele, se medidas em prol do investimento em ciência e educação não forem tomadas imediatamente, as chances de inovação, soberania e desenvolvimento nacional irão acabar: “Temos uma economia grande e, em termos de riquezas naturais, talvez não tenha no mundo um país tão favorecido como o Brasil. Não temos o direito de não estarmos entre as três principais economias do mundo. Isso só não aconteceu ainda porque nunca foi levado a sério o investimento em educação, ciência e tecnologia”, afirmou.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias Andifes