lançamentoREDCAP

Plataforma REDCap-UFG contribui com gestão de dados de pesquisas na Universidade

Atualizada em 25/11/20 12:24.

Workshop de lançamento nesta quarta-feira (25/11) também conta com palestras sobre o tema

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da PRPI

Foto: Pablo Lisboa

A UFG lançou, na manhã desta quarta-feira (25/11), a REDCap-UFG, marcando a adesão da Universidade à plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas que trará benefícios como a substituição do uso de formulários de papel, melhoria na segurança das informações, armazenagem e compartilhamento de dados, exportação e importação de dados, entre outras soluções que poderão ser utilizadas por projetos das mais variadas áreas e disciplinas.

O lançamento contou com a presença do reitor Edward Madureira, que destacou a importância de ações como essa para o desenvolvimento da ciência. Segundo o reitor, a história recente da UFG mostra uma grande evolução no avanço da pesquisa, crescimento do número de artigos publicados em periódicos importantes do país e do mundo e maior inserção nacional e internacional da instituição. Ele atribui esse desenvolvimento a alguns movimentos como a política de expansão das universidades federais a partir de 2006 e ressalta que atualmente a UFG tem cerca de 2  mil professores com formação sólida e capacidade competitiva em editais e projetos. “Isso tudo se soma a um conjunto de ações muito bem planejadas e políticas assertivas como a criação de ambientes como o que está sendo lançado agora e uma estratégia de colaboração em estruturas multiusuários”, avaliou o reitor. Ele ainda completou: “Infelizmente nesse momento temos um apagão de investimentos. Ainda colhemos frutos de investimentos do passado, mas vamos resistir e essa plataforma nos dá mais força nessa batalha de resistência”.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho, agradeceu as parcerias e equipe que viabilizaram o lançamento da REDCap-UFG, como o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (Lamcad). “O lançamento dessa plataforma na UFG é parte do esforço da universidade para proporcionar melhores condições e ambiente mais adequado para a realização da pesquisa na nossa instituição. Temos procurado construir a REDCap dentro de uma política de governança que dê a ela funcionamento transparente, robusto, com a participação de pesquisadores de todas as áreas de interesse, eficiência na gestão local e êxito na sua utilização”, afirmou Jesiel.

A diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Rejane Ribeiro-Rotta, destacou a necessidade de discussão do tema: “Esse contexto abre portas para a discussão de uma temática que precisa ser pensada enquanto política institucional”. Ela ressaltou que é importante assegurar que os dados de pesquisa sejam apropriadamente gerenciados, considerando questões éticas e legais, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

Programação

O lançamento da Plataforma REDCap-UFG também conta com uma programação de mesas-redondas. Após a abertura, o chefe de Informação Científica do IRD - França, Pascal Aventurier, abordou o panorama internacional em gestão de dados, falando sobre assuntos como ciência aberta, compartilhamento de conhecimento científico e a preservação de dados. A mesa também contou com apresentação da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria de Fátima Moreira Martins Corrêa, que também discutiu a importância do acesso e compartilhamento de dados, além de compartilhar a experiência da Fiocruz na implementação da política da ciência aberta na instituição. Clique aqui para assistir na íntegra.

redcap
Workshop de lançamento da REDCap-UFG conta também com mesas-redondas

No período da tarde, às 14 horas, o painel “A Plataforma REDCap”, terá a presença da diretora científica do Consórcio REDCap-Brasil, Kátia Regina Silva e, às 15h30, Jesiel Carvalho e Rejane Ribeiro-Rotta apresentam a Plataforma REDCap-UFG, seguidos da fala da integrante do Comitê Gestor REDcap-UFG Ana Laura de Sene Amâncio Zara, que apresentará sobre “Projetos-piloto: REDCap em prática na UFG”.

REDCap

REDCap é a sigla para Research Eletronic Data Capture, plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) e hoje compartilhada mundialmente, sem custos, para instituições sem fins lucrativos, que possuam as condições técnicas de sediá-la.

Na UFG, ela está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com apoio técnico do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD).

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias