viradaok

UFG participa da Virada Ambiental

Atualizada em 23/11/20 09:30.

Plantio de mudas no viveiro-escola da UFG ocorreu nesta sexta-feira (20/11)

Fotos: Daniel Cândido e Emiliano Lobo

A UFG participou da Virada Ambiental com um plantio de mudas nesta sexta-feira (20/11), no viveiro-escola localizado na Escola de Agronomia, no Câmpus Samambaia. A Virada Ambiental é uma ação que visa a sensibilização de toda a sociedade quanto ao valor do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade. 

O reitor da UFG, Edward Madureira, esteve presente no evento que é anual, estabelecido pela Lei 20.552, instituída em comemoração ao dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”. Ele ressalta a importância da ação e defende a sua expansão: “A proposta é plantar em cada município mil árvores em áreas de preservação permanente ou para recuperação de áreas degradadas. Ano passado, quase 200 municípios participaram e esse ano o número é ainda maior. Quem sabe um dia a gente tenha a virada ambiental no país inteiro, assim quem sabe a gente consegue cuidar do meio ambiente de forma adequada”. 

virada2
Edward Madureira, Liborio Santos, Paulo Sérgio de Rezende e Emiliano Lobo durante o plantio na UFG

 

Durante a comemoração da data, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas, em localidades diversas, com programações distintas e, preferencialmente ao mesmo tempo. É um convite para que o cidadão possa exercer uma prática sustentável, e realizar sua contribuição efetiva para melhoria do meio ambiente. “Trata-se de um evento em que todos são protagonistas e em que a principal bandeira é o ganho ambiental para a sociedade”, afirma o diretor de Extensão da UFG, Emiliano Lôbo de Godoi. O presidente da Associação Goiana de Municípios, Paulo Sérgio de Rezende, também esteve presente no evento na UFG. 

O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias