
Associação de Universidades Grupo Montevidéu debate autonomia universitária
Painel reuniu reitores e autoridades da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai
Texto: Ana Paula Vieira
“Autonomia e financiamento das Universidades Públicas” foi o tema do painel promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) nesta terça-feira (17/11), com a participação de reitores e autoridades de instituições de ensino superior da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A UFG foi representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura Lucilene Maria de Sousa e pelo diretor de Relações Internacionais Francisco Quaresma.
Entre os painelistas, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, falou sobre o caso das universidades brasileiras, lembrando dos artigos 206 e 207 da Constituição Federal. O artigo 207 prevê a garantia da autonomia universitária mas, segundo ela, “esse artigo jamais foi implementado no Brasil da sua forma integral”. A reitora falou sobre o crescimento das universidades federais brasileiras, a diminuição dos recursos para as instituições e abordou outras dificuldades do sistema como a lei do teto de gastos, questionamentos na liberdade de cátedra, questões relativas à nomeação de reitores e agravamento da crise econômica em função da pandemia de Covid-19. Entre os caminhos para combater esses problemas, Márcia sugere uma maior aproximação das universidades federais com os poderes Judiciário e Legislativo e com a sociedade.
O painel da AUGM contou ainda com palestras de reitores, pesquisadores e autoridades de outros países, que abordaram diversos aspectos da autonomia universitária e falaram sobre as diferentes realidades locais acerca do tema. Participaram o reitor Sergio Padilla Cortés (Universidad Real Mayor y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, Bolívia), presidente do serviço de Relações Internacionais Álvaro Rico Fernández (Universidad de la República, Uruguay), ministro da Corte Suprema de Justiça da Argentina Horacio Rosatti; senador Carlos Montes Cisternas (Chile), presidente da Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Educação Superior do Paraguai Raúl Aguilera Méndez e diretor do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), Francesc Pedró.
Fuente: Reitoria Digital/UFG
Categorías: notícias