triturador-reciclagem de vidro

UFG solicita prorrogação de projeto de reciclagem de vidro

Atualizada em 10/11/20 13:17.

Iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Cidadania tem entre os objetivos agregar valor ao trabalho e, assim, aumentar a renda dos cooperados

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Fernando Bartholo

O reitor da UFG, Edward Madureira, reuniu-se com o diretor do Departamento de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, Alex Mansur Mattos, para solicitar a prorrogação e aditivo de recursos para o projeto “Casa de Vidro”, uma iniciativa de reciclagem de vidro coordenada pela Incubadora Social da UFG e voltada para integrantes da Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Rede Uniforte). 

Fernando Bartholo, coordenador do projeto, também participou da reunião e explicou que a ideia teve início em 2018 com previsão de término para dezembro de 2020 mas, com a pandemia de Covid-19, houve um atraso e por isso a necessidade de prorrogação do prazo. Segundo Fernando, a ação tem cunho econômico, social e ambiental, e o principal objetivo é agregar valor ao trabalho, aumentando, assim, a renda dos cooperados. Para isso, o triturador de vidro (foto) já está instalado e a balança rodoviária, necessária para a pesagem do material, está na última fase de instalação. “É um projeto que tem um impacto muito grande não só em Goiânia e no estado de Goiás mas também nacionalmente. Recebemos contatos de diversos locais. É pioneiro e inovador; o equipamento foi desenvolvido especialmente para esse projeto e não tem nenhum outro semelhante no mercado”, destacou o coordenador. 

O reitor Edward Madureira ressaltou a importância do projeto para a UFG e a grande experiência da Universidade e de Bartholo na área. “Como várias outras iniciativas, esse projeto sofreu com a continuidade nesta pandemia, mas é um projeto que vai ter perenidade, devido a outro recurso que conseguimos do Ministério Público”, enfatizou o reitor.

O secretário Alex Mansur explicou que devido à grande quantidade de projetos em andamento no Ministério, a orientação é preparar um plano de trabalho detalhando a renovação e o período necessário. “É importante que se mensure o resultado que está proporcionando, para a organização e para os catadores, porque o que a gente pretende é a melhoria significativa na qualidade de vida deles”, analisou Mansur.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Maia Geraldine, e o integrante da equipe técnica do Ministério Marcos Roberto Souza Lima. 

 

 

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias