foto-SanRural

Projeto SanRural realiza 2º Seminário Anual 

Atualizada em 26/10/20 15:07.

Evento contou com a presença de autoridades e gestores do Projeto

Texto: Ana Paula Vieira

Imagem: Reprodução/YouTube

O 2º Seminário anual do projeto Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) teve início na manhã desta segunda-feira (26/10), em transmissão no canal UFG Oficial do YouTube, com a participação do reitor da UFG, Edward Madureira, do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues, da diretora do Departamento de Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Deborah Roberto, da diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Claci Rosso, da diretora da Escola de Engenharia da UFG, Karla Hora, e do coordenador do SanRural, Paulo Sérgio Scalize. A mediação foi da professora Bárbara Souza Rocha. 

No início do evento, foi exibido um vídeo com fotos das ações do projeto e depoimento de um dos participantes. O objetivo do SanRural é promover conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, apontando para ações de gestão e tecnologias inovadoras, almejando a sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais, ao mesmo tempo fomentando o empoderamento dessas comunidades quanto à promoção e proteção à saúde e ao saneamento ambiental.

Para o reitor da UFG, é uma grande honra para a Universidade fazer parte desse projeto: “Quero agradecer a Funasa pela confiança em nossas instituições para desenvolver um trabalho tão importante quanto esse, que atinge espaços absolutamente esquecidos historicamente pelo poder público. O objetivo maior é que todo esse diagnóstico sirva para mudar a realidade dessas comunidades”. Edward destacou ainda o potencial das universidades e institutos federais para contribuir em iniciativas como essa: “Esse projeto é um marco no desenvolvimento das universidades como agentes de estado. Vida longa ao SanRural, esperamos que ele vire uma ação de estado e não somente um projeto”.

foto-SanRural
Autoridades e gestores do SanRural participam de live de abertura do evento

 

O reitor do IFG destacou a importância e a dimensão do SanRural, especialmente no momento de pandemia. “A academia tem condições de devolver um bom trabalho para a comunidade e a sociedade em geral”, analisou Jerônimo. A diretora da Funasa, Deborah Roberto, representando o presidente da Instituição, Coronel Giovanne Gomes da Silva, afirmou: “Os resultados do projeto SanRural nos direcionarão na tomada de decisões e acertos de iniciativas com relação ao programa de Saneamento Rural. Nos servirão como apoio para iniciativas efetivas e eficientes no programa Brasil Rural. Vamos todos nesse desafio de levar mais a quem menos tem”. 

De acordo com Claci Rosso, a Funasa tem sido uma grande parceira da UFG e o projeto SanRural é um dos frutos dessa parceria: “Eu sei dos enfrentamentos. Não é um projeto simples, tem grandes impactos e grandes demandas. Ele tem um cunho de pesquisa, ensino e extensão, com partes importantes na comunidade”. Karla Hora ressaltou a importância do SanRural: “Esse projeto é bastante especial, bastante diferenciado justamente por oportunizar alternativas tecnológicas em saúde e saneamento para uma população tão carente de políticas públicas”. 

O coordenador do projeto, Paulo Sérgio Escalize efantizou a parceria com a Funasa e comentou o retorno que o projeto recebe das comunidades: “Em todo o momento a gente recebe mensagens mostrando a realidade e pedindo ajuda de alguma forma”. O coordenador foi responsável pelo primeiro painel do evento e apresentou um panorama geral do projeto, abordando as atualidades e perspectivas para o SanRural.

Clique aqui para assistir a live na íntegra.



Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias