Conpeex mesa redonda Proec

Conpeex promove debate sobre a importância da Extensão Universitária

Atualizada em 19/10/20 17:34.

Mesa redonda abriu a programação da tarde desta segunda-feira (19/10), no 17º Conpeex da UFG

Foto: Reprodução/Streamyard

Conpeex mesa redonda Proec

O 17º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás (Conpeex/UFG) realizou, na tarde desta segunda-feira (19/10), a mesa redonda “Extensão Universitária pilar na integração universidade e sociedade: transformação e compromisso social”. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG) e teve como moderadora a pró-reitora Lucilene Maria de Sousa.

O reitor da UFG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, participou da abertura e argumentou que as universidades foram concebidas desconectadas das sociedades e a Extensão Universitária tem o papel estratégico de colaborar com essa conexão. “Percebemos a importância cada vez maior da Extensão romper essas barreiras, aproximar a sociedade da universidade em todos os aspectos, já está acontecendo, mas como toda mudança de cultura exige um processo, um tempo para ser realizado”, destacou.

Após a abertura, os painelistas fizeram exposições individuais antes da discussão conjunta. Os painelistas da mesa redonda foram Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Alberto Tibaji, professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Discussões dos painelistas

Joana Guimarães, que também é uma das vice-presidentes da Andifes, reforçou que as universidades brasileiras foram criadas de forma tardia e elitista. “Quem frequentava a Universidade eram pessoas de classe alta e média alta, somente com a chegada de outras classes é que passou a ocorrer uma transformação, mas isso é relativamente recente”, falou.

A reitora da UFSB disse que a Extensão por muito tempo foi negligenciada, colocada como algo fora do perfil da formação acadêmica e isso foi percebido também nos orçamentos destinados à área. Joana acredita que a situação esteja mudando, porém precisa evoluir bastante. “A Universidade é geradora de conhecimento, mas tem muito a aprender com as comunidades externas e a Extensão tem papel fundamental nesse processo”.

Claudia Mayorga afirmou que a Extensão Universitária colabora com o processo de democratização da sociedade brasileira e da própria universidade. “A Extensão nos convoca a sair da ‘caixinha’, ela nos convoca a pluralizar os saberes, não apenas os técnicos científicos”.

A professora da UFMG frisou que a Extensão Universitária é uma ação ética e política, e colabora para dar voz para comunidades negligenciadas historicamente como os índíos e os quilombolas, por exemplo. “Lutamos pela integralização da extensão nos currículos da graduação porque os estudantes relatam que atividades de extensão dão outra dimensão, apresentam novas perspectivas para o que estudam na graduação”.

O professor Alberto Tibaji declarou que a Extensão Universitária é uma ação transformadora muito concreta da sociedade brasileira, mas talvez isso não seja de interesse de alguns grupos. “Não é tarefa da Extensão substituir as políticas públicas, mas podemos subsidiá-las com conhecimentos acadêmicos específicos”.

Sobre a principal missão da Extensão, Tibaji disse que é a formação dos discentes. “A Extensão é o melhor lugar para refletir sobre as diferenças culturais, para perguntar para o outro, entender a cultura do outro e isso é que ajuda a tornar a sociedade melhor”, enfatizou.

Conpeex 2020

O 17º Conpeex da UFG segue até a próxima sexta-feira, dia 23 de outubro. Esta edição está sendo realizada totalmente on-line e a programação completa pode ser vista em: programacaoconpeex2020.ufg.br

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: NOTÍCIAS Conpeex 2020 Proec