abertura-Pibi e RP

Reitoria participa da abertura dos programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica 2020

Evento teve o objetivo de integrar os estudantes participantes do Pibid e da Residência Pedagógica 

Texto: Sabryna Moreno e Ana Paula Vieira

A UFG deu início, na manhã desta sexta-feira (16/10), às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) em 2020. A abertura oficial, transmitida ao vivo no canal UFG Oficial, teve como objetivo integrar os estudantes pibidianos e residentes selecionados, e contou com a participação de autoridades da Reitoria. 

O reitor Edward Madureira enfatizou a importância da defesa da educação e da valorização dos professores: “Temos que lutar por um orçamento justo para a educação. Toda a educação brasileira está extremamente afetada com os cortes orçamentários propostos na lei orçamentária de 2021. Temos que trabalhar para uma educação cada vez mais inclusiva, emancipadora, discutir a iniciação à docência, a RP, valorizar o professor e investir muito fortemente em um regime de colaboração”. 

Para a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, os programas Pibid e RP são fundamentais para a formação docente: “Temos que lutar para que tenhamos mais possibilidades de articular escola de Educação Básica, universidade pública, escolas públicas e a formação de professores, potencializando e qualificando, cada vez mais, essa formação, que é o nosso objetivo”.

Os desafios da educação na pandemia também foram um dos assuntos destacados pelos membros da mesa de abertura do evento. “Há um ano atrás, nós pensávamos e projetávamos algumas questões relacionadas a esses programas, e já vislumbrávamos algumas ações. Fomos pegos de surpresa, em função da pandemia, mas nem por um minuto nós pensamos em algo que fosse diferente de dar uma educação de qualidade, mesmo que em um contexto diferente, em que os desafios são muitos, e mediados por outras ferramentas”, afirmou a pró-reitora de Graduação da UFG, Jaqueline Civardi.

abertura-Pibi e RP
Autoridades da UFG participam da abertura do evento

 

A mesa de abertura também contou com a participação da diretora de ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFG, Moema Gomes Moraes, que reforçou a importância dos dois programas institucionais neste ano: “É um momento de superar os desafios. A presencialidade faz falta, sim, mas nós temos agora o desafio de continuar estabelecendo esse vínculo com a escola pública, ressignificar as nossas atividades docentes e contribuir para uma educação de qualidade nas instituições públicas”.

Na segunda parte do evento, foi realizada uma mesa-redonda mediada pela coordenadora do subprojeto de Química (Pibid/UFG), Nyuara Araújo da Silva Mesquita, para acolhimento dos bolsistas selecionados no Pibid e na RP em 2020. Os professores Luline Carvalho da Silva e Ualyson Toledo Carmo relembraram suas experiências como pibidianos da UFG e relataram como o programa foi essencial na formação de cada um como docente. Além deles, a ex-coordenadora institucional da RP/UFG, Neise Maria da Guia Silva, e a atual coordenadora da RP/UFG, Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado, explicaram e esclareceram dúvidas sobre o programa. A abertura com as autoridades contou com a mediação da representante da Secretaria dos Programas Pibid/ UFG e RP/UFG, Thaynara de Souza Oliveira. 

RPePibid2
Mesa-redonda discutiu o papel dos programas Pibid e RP na formação docente
e na relação escola-universidade

 

Clique aqui para assistir o evento na íntegra.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: NOTÍCIAS