Audiência pública

Reitor faz alerta sobre cortes na educação em audiência pública na Câmara de Goiânia

Atualizada em 25/09/20 18:48.

Edward Madureira diz que é necessária uma mobilização envolvendo os parlamentares para reverter a situação

Foto: Reprodução/Youtube Câmara de Goiânia

Audiência pública

A Câmara de Vereadores de Goiânia promoveu a audiência pública “Em Defesa da Educação”, na tarde desta sexta-feira (25/9). O evento foi presidido pelo vereador Anselmo Pereira (MDB) e contou com a participação de representantes de instituições educacionais e de sindicatos ligados à educação federal (alguns de forma presencial e outros através de plataformas online). O reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira, participou da mesa do evento e defendeu os investimentos em educação como fator de desenvolvimento social.

Edward Madureira fez o alerta de que a previsão de corte de 17,5% no orçamento das universidades e institutos federais para 2021 vai inviabilizar o trabalho das instituições. “Nós temos três anos consecutivos de orçamentos congelados e isso significa orçamento decrescente porque as nossas despesas de manutenção são reajustadas todos os anos”, argumentou.

O reitor da UFG disse que a audiência pública foi muito oportuna pois pode indicar um movimento de mobilização em direção aos parlamentares: “tenho certeza que os nossos 17 deputados federais e três senadores são parceiros da educação e junto com os parlamentares dos outros estados vão trabalhar para reverter essa proposta de cortes na educação”.

O vereador Anselmo Pereira informou que a audiência pública terá como resultado “A Carta de Goiânia”, um documento assinado pelos participantes reagindo aos cortes dos recursos para as universidades e institutos federais e também às questões que atingem os servidores federais na reforma administativa.

Fizeram manifestações na audiência pública, além da UFG, representantes do SINT-IFESgo, ADUFG, IFG, IFGoiano e Associação de Egressos e Egressas da UFG.

Fonte: Reitoria Digital/UFG

Categorias: notícias